top of page
< Voltar

Os simuladores mais emocionantes do Universal Studios Florida

Raphael Figueiredo

18 de jan. de 2022

O Universal Studios em Orlando nos surpreendeu trazendo estupendas atrações de alta tecnologia nos últimos anos. Qual será a melhor de todas?

O complexo Universal Orlando Resort fez sua fama devido à imponência tecnológica de seus simuladores, desde da época da sua inauguração. Claro, muita coisa mudou em mais de vinte anos, porém novas atrações chegaram e com elas, novas narrativas e novas formas de imersão. São diferentes franquias de cinema disputando o posto de quem tem o melhor simulador dentro do parque, então, para acabar de vez com a dúvida de muitos, listei os cinco melhores dentro do Universal Studios Florida, o primeiro parque do complexo a ser inaugurado!


Globo do Universal Studios Florida em dia ensolarado


5. Fast & Furious: Supercharged

A atração de uma das franquias mais famosas do universo cinematográfico poderia ser melhor trabalhada. Importada de forma semelhante à sua curta versão no Universal Studios Hollywood, Fast & Furious: Supercharged substituiu o divertido Disaster! e a sensação é que muito mais poderia ser feito. Não tiro o mérito do prédio incrível da atração, muito bem trabalhado para parecer os subúrbios de San Francisco. A fila e a loja são imersivas no universo do filme, o que agrada (e muito!) os fãs do filme.

Foto promocional do Fast & Furious: Supercharged no Universal Studios Florida

Fila do Fast & Furious: Supercharged no Universal Studios Florida

O simulador é um grande telão em formato de arco (similar ao KONG: Reign of Skull do parque ao lado) em que você fica no meio como se fosse um dos carros participantes em uma perseguição da Família. Efeitos de solavancos e vento acontecem, porém são bem fraquinhos, o que faz o fator medo ser muito baixo. A atração vale pelo apelo emocional que o filme tem, visto que a narrativa é bem construída. Apesar de amar a franquia e o universo de carros, só iria na atração se tivesse menos de 30 minutos de fila.

4. The Simpsons Ride Um clássico que quando inaugurou em 2008 foi criticamente aclamado pelos fãs de simuladores por ter reciclado uma atração antiga em algo extremamente mais divertido. Simpsons trouxe solavancos mais radicais, uma história divertida, o icônico "cheirinho de bebê" da Maggie, e o parque de diversões maluco do palhaço Krusty.

Foto promocional do The Simpsons Ride no Universal Studios Florida

Cena do The Simpsons Ride no Universal Studios Florida

O simulador é simples, um grande telão na frente e os veículos como se fossem gigantes cadeiras de cinema. Apesar de uma mecânica simples (hoje, ultrapassada), o The Simpsons Ride diverte a família toda, especialmente por focar simultaneamente na adrenalina e no lúdico. Para os fãs do desenho, é a oportunidade perfeita para reparar em todas as referências que existem dentro do parque temático de baixo custo Krustyland.

3. Men in Black: Alien Attack

Confesso que fiquei muito na dúvida entre a posição 3 e a posição 2, porém sinto que estou sendo justo em termos tecnológicos quando coloco MIB: Alien Attack em terceiro. Apesar de ser um dos brinquedos mais desafiadores de Orlando quando o assunto é alcançar pontuações astronômicas, o simulador tem uma arquitetura antiga e bonecos animatrônicos que já viram dias melhores.

Visitantes atirando contra aliens no Universal Studios Florida

Alien do Men in Black no Universal Studios Florida

A atração é diversão na certa. Não tem como não cair nos Homens de Preto e não sair do brinquedo com sorrisos na cara. Você está no meio de uma invasão alienígena e a agência precisa de novos agentes para conter a ameaça extraterrestre. São vários alienígenas diferentes para você atirar com sua nova pistola a laser, e o brinquedo parece interminável! Com certeza uma das atrações principais do Universal Studios Flórida.


2. Harry Potter and the Escape from Gringotts

Se a intenção da Universal era recriar em uma montanha-russa a cena do banco de Gringotts de Harry Potter e as Relíquias da Morte, falharam miseravelmente. Mas, admitindo que essa atração é um simulador e não uma montanha-russa, não tem como dizer que é ruim. Toda construção da atração é incrível: você passa pelo salão de Gringotts aonde ficam os duendes (caixas do banco) e passa pelas salas do banco até chegar no porão, aonde estão os trens te esperando.

Hall do Gringotts Bank no Universal Studios Florida

Bellatrix soltando feitiço em Harry Potter: Escape from Gringotts no Universal Studios Florida

Estação do Escape from Gringotts com trem no Universal Studios Florida

O vagão é enorme e a jornada contra os Comensais da Morte pelo porão do banco começa! Existem alguns trechos que a atração se parece com uma montanha-russa, mas são apenas breve passagens entre os telões que exibem as cenas de batalha. Por ser muito grande, o vagão acaba sendo um pouco limitado em movimentos que causam uma ilusão de ótica legal, porém não dá para negar que é imersivo. Obrigatório para todos os fãs de Harry Potter (e os que não são também).

1. Transformers: The Ride 3-D

Você pode até achar os filmes dos Transformers um exagero de explosões e efeitos especiais, e nem gostar tanto da história assim. Mas eu te garanto que se você for nessa atração você se apaixonará pela franquia tanto quanto eu me apaixonei. Transformers: The Ride 3-D é tudo o que um simulador precisa ser: divertido, cheio de adrenalina, coeso, e imersivo.

Optimus Prime na entrada do Transformers: The Ride 3-D no Universal Studios Florida

Decepticon na atração de Transformers no Universal Studios Florida

O brinquedo é o que mais mexe com a ilusão de ótica, algo muito similar ao que Spiderman (no parque ao lado) fez em 1999, quando foi o maior sucesso do mundo. O veículo do simulador, compacto, permite andar livremente pelos cenários de várias maneiras (de ré, de lado, de frente), fazendo facilmente você se sentir parte da batalha entre Autobots e Decepticons. Tudo é muito real, e a atração se confunde entre ficção e realidade, especialmente com os efeitos especiais de solavancos que acompanham a destruição da cidade e numa visão 3D que abusa e usa da tecnologia para sentir que os Transformers estão lutando bem na sua cara. É tanta informação que você sai do brinquedo querendo ir de novo imediatamente.

Transformers batalhando no Universal Studios Florida

Digo sem medo de soar prepotente que é uma das melhores atrações de todo o complexo da Universal na Flórida, e sem dúvidas minha atração favorita dentro do Universal Studios Flórida. Na saída da atração, ainda é possível tirar foto com os robôs Optimus Prime, Bumblebee e Megatron!


→ Veja como foi minha visita ao Universal Studios Florida aqui!


FIQUE POR DENTRO DE TUDO
bottom of page