Em nossa breve história de parques de diversão, se existiu um tão lendário quanto o Playcenter foi o Parque da Mônica. Inaugurado em 3 capitais do Brasil (Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo), o conceito do(s) parque(s) era levar a turminha mais querida do Brasil para um patamar parecido com que Walt Disney fez com Mickey. Claro, ao nosso jeitinho.
Quem visitou qualquer um dos três parques citados anteriormente, lembra que as atrações não eram compostas majoritariamente dos brinquedos usuais. Não lembra do Escorregador de Rolinhos? Do Pulo do Astronauta? Da Cidade dos Carrinhos? Da Casa do Louco? Da Tumba do Penadinho? Do Bate Pneu? Do Ce-Bolinhas? Do Engenheiros do Parque? Ufa! Quanta coisa! Infelizmente, devido à fatores além de nossa compreensão, os três parques fecharam. Todavia, fechava também no início de 2015, O Mundo da Xuxa, e a Maurício de Sousa Produções viu no espaço do Shopping SPMarket uma grande chance para a diversão dos pequenos de ontem, do hoje, e do amanhã.
Quando o novo Parque da Mônica foi anunciado, muitos se perguntaram se iria honrar os antigos parques, como ter os mesmos brinquedos. Maurício e seu filho Mauro foram além. Reaproveitaram alguns brinquedos do O Mundo da Xuxa para criar uma nova linha da história. E o resultado ficou sensacional, muitíssimo superior ao parque antes localizado ali.
Tudo mudou completamente! Logo na entrada, estátuas de Mônica e Cebolinha dão às boas-vindas à todos que querem entrar no clima da Turma da Mônica. Já é o primeiro ponto de “surto” das crianças. Forma-se até fila para tirar foto com as estátuas! É mágico! Confesso que não resisti e recriei uma cena do que SEMPRE tive vontade de fazer... (quem nunca?)
Outra alteração genial foi tornar a loja maior, permitindo à entrada de pessoas diretamente do Shopping que estão sem ingresso. Os produtos são muito semelhantes ao que se via nos antigos parques, como pelúcias, camisetas, brinquedos e claro, gibis. Sendo a Loja da Mônica a única saída do parque, o visitante pode escolher entre sair de vez ou dar uma volta no Shopping e depois retornar ao Parque.
Ao passar pelas catracas, o primeiro contato é com a Vila da Mônica, que representa o Bairro do Limoeiro, lugar onde a Turma vive nos quadrinhos. Em seu centro, está a estátua de Maurício de Sousa com Bidu, seu primeiro personagem. Além dela, está a Roda-Não-Tão-Gigante da Turma, que consegue dar as crianças bem pequeninas uma experiência inicial com a altura.
Na Casa da Mônica foi reproduzido nos mínimos detalhes o quarto da mais famosa personagem de vestidinhos vermelhos, aonde os visitantes podem tirar fotos com Mônica e Cebolinha ou com Mônica e Magali, dependendo do horário. São 9 sessões por dia, indicadas em um guia de horários que vem juntamente com o mapa (normalmente de hora em hora).
No Quarto do Cebolinha, Sansão está preso em um cofre e as crianças precisam descobrir através da solução de enigmas e charadas como libertá-lo. Muito criativo para estimular as habilidades lógicas! Já na Piscina de Bolinhas do Cascão, disponível para crianças pequenas e grandes em piscinas separadas, o objetivo é não acertar a Cascuda e derrotar os monstrinhos de lama do Capitão Feio.
Toda criança tem sua liberdade artística, e para extravasa-la, o Ateliê da Marina conta com profissionais de desenho para a melhora do traço. Ao longo do dia, os desenhos são expostos no mural do Ateliê. Já na Cozinha da Magali, hábitos alimentares são discutidos em uma sessão interativa. E por falar na personagem mais comilona da vida, não podia faltar comida!
Logo ao lado da Cozinha da Magali está a Frutaria, onde muita melancia é vendida (como não podia deixar de ser), além de outras frutas e opções saudáveis. Também tem muita pipoca e muito sorvete, que junto com a Doceria, a loja de Picolé e a barraca de Cachorro-Quente completam as opções alimentares da Vila da Mônica.
Se tem Roda-Gigante, tem que ter Carrossel! Tematizado com a Turma da Mata, os pais conseguem acompanhar seus filhos na brincadeira numa boa. Aliás, esse é um ponto muito forte do Parque da Mônica. De 20 atrações, em apenas 6 os pais não podem entrar com seus filhos, por motivos de segurança, claro. Um salto e tanto comparado ao parque anterior.
Outrora Bate-Pneu, hoje Trombada do Louco. O bate-bate do Parque da Mônica é tematizado como se fosse uma briga de tênis (?) em uma pista compacta, possibilitando vaaaaaaárias batidas (ou chutes?)! Enfim, é o Louco, não tem como entender. Aliás, por falar nele, é possível tirar foto com o próprio na Vila da Mônica duas vezes por dia.
Atrás da Trombada do Louco, você irá para o espaço sideral em uma aventura contra o Lorde Coelhão. Um dos mais temidos vilões da Turma da Mônica voltou para roubar o Sansão e executar seu plano maligno de invasão à Terra! Está você preparado para ajudar a turminha em Coelhada nas Estrelas 4D? É uma das melhores atrações do parque e os efeitos são muito bons!
Mas os nostálgicos não precisam esperar muito! O Ce-Bolinhas, sucesso do Parque da Mônica no Shopping Eldorado, está de volta e cheio das pistolas de ar comprimido e pessoas de qualquer idade podem participar. Assim como está de volta o Engenheiros do Parque, um playground onde as crianças podem brincar de construção e exercer sua imaginação com tijolos de espuma.
Se você, leitor, é um jovem saudosista daqueles brinquedos enormes em casas de festas com vários obstáculos, nada tema! O Brinquedão do Chico Bento dá a ideia de um passeio desafiador da roça, com muitos pontos para dar gargalhadas dos outros. Ou quem sabe, de você mesmo. Eu tenho 1,80m, ainda não encontrei uma pessoa que fosse comigo nisso aí para rir junto comigo das trapalhadas que com certeza eu iria aprontar!
Não se esqueça depois da sua foto com o Chico Bento e a Rosinha, em frente ao Brinquedão duas vezes por dia. Aliás, quem leu os gibis do garoto da roça sabe que ele adora pescar. Na Pescaria do Chico Bento, as crianças entram em peixes balançantes que o Chico tenta pescar enquanto ficam o rodando! :D Nessa atração, pude presenciar o controle de qualidade do Parque da Mônica. Além da trava do brinquedo, um cinto auxiliar é posto, dobrando a segurança. Além disso, a equipe de operação é constantemente avaliada, principalmente pela sua capacidade de sorrir e animar!
As duas maiores atrações do parque fazem os olhos das crianças brilharem. O Horacic Park é uma expedição aos tempos pré-históricos do Horácio em um canal onde troncos são barquinhos. Tudo parece muito tranquilo quando o tronquinho começa a subir... E se tudo que sobe, desce, a queda vem acompanhada de um refrescante BANHO! Os mais pequenos saem encharcados, e para não acontecer nenhum acidente, a saída do brinquedo tem bloqueadores que evitam que as crianças corram. Para aqueles que preferem ficar secos, uma boa pedida é o Vale dos Dinossauros, um percurso de “arvorismo” que passa em cima do Horacic Park.
Uma das atrações mais icônicas da Disneyland e do Magic Kingdom, a Space Mountain, veio à minha mente na hora de andar na Montanha-Russa do Astronauta. Esse personagem foi responsável pelo sonho de muitas crianças brasileiras de querer se tornar astronauta, inclusive eu. Ouvir a voz marcante do personagem anos depois deu aquela saudade da infância. Já havia andado nessa montanha-russa antes, mas a experiência com os efeitos sonoros (música em estilo espacial!) e luminosos tornou a experiência muito mais legal!
Por falar nos parques Disney, muitas pessoas sabem da existência da Bibbidi Bobbidi Boutique, um salão de beleza que transforma as meninas em princesas. Quem disse que no Parque da Mônica não tem também? No Castelo de Príncipes e Princesas, meninos e meninas podem se arrumar como legítimos membros da realeza. No fim do dia, ocorre no Palco de Eventos o Momento Encantado com Mônica e Cebolinha, especialmente para aqueles que foram no Castelo de Príncipes e Princesas.
Bem em frente ao Castelo está outra atração bem conhecida dos nostálgicos: o Posto do Bidu! As crianças (bem pequenas!) podem dirigir pequenos velocípedes simulando uma corrida ao redor de um posto. Para os maiores e mais radicais, a Escalada do Piteco está logo ao lado! Confesso que sempre tive medo de escalada quando criança... Vejo as de hoje subindo e morro de inveja!
Complementando o quadro de atrações do Parque da Mônica, dois shows são apresentados diariamente. No Palco de Eventos, ocorre três vezes por dia a Apresentação Musical com a Turma da Mônica! Os horários variam dependendo do dia - fique de olhos nas placas indicativas próximas ao palco para não perder o show! O Cascão e o Cebolinha tiram foto com os visitantes ao lado direito do palco, nos intervalos dos shows - mais um momento para não perder!
O Parque da Mônica abusou da tecnologia para a atração educativa Missão Fundo do Mar, onde as crianças aprendem o quanto o descarte inapropriado de lixo pode ser maléfico aos oceanos. O mais legal dela é que você cria seu próprio personagem colorindo-o com giz de cera, e em um "aquário" interativo gigante, as crianças terão que desviá-lo do lixo caindo no mar!
O ambiente do Parque da Mônica foi reimaginado com muito cuidado! O chão colorido, luzes amarelas, música dos personagens da Turma o tempo inteiro, paredes pintadas com quadrinhos, bancos tematizados e uma dose muito boa entre esculturas e painéis cartoonizados deixam o Parque da Mônica com uma das melhores experiências temáticas aqui no Brasil.
A alimentação é dividida entre um gigantesco Mc Donald's e os locais citados anteriormente na Vila da Mônica. Achei muito divertido os quadros usados para decorar o espaço, tendo ainda uma homenagem ao antigo parque. O único ponto em que a alimentação pecou foi a falta de um serviço personalizado, como self-service ou à la carte, mas, estando o parque num shopping, não é algo super necessário.
O Parque da Mônica não pecou em seu quadro de atrações, apesar de que acredito o grande corredor vazio no lado esquerdo do parque será preenchido por novas atrações com o tempo. Não foram encontradas qualquer falhas em conservação. Todos os brinquedos foram devidamente reformados e pintados. Fica o destaque para o serviço de fotos, em que profissionais estão nas atrações e pelo parque estrategicamente posicionados para tirar fotos. O visitante pode pegar as fotos tiradas na central de fotos.
O fator diversão em minha visita não foi comprometido com longas filas, mas alerto que devido a baixa capacidade dos brinquedos e o fato de que entre 18 atrações que não operam com horário pré-definido, 6 não entram adultos, pode complicar muito as filas das outras 12 em dias lotados (normalmente fins de semana de chuva, férias escolares e feriados especiais). Para esses dias, seria interessante a indicação do tempo de fila!
O horário de funcionamento do Parque da Mônica permite curtir todas as atrações sem correria. Funcionando de 11h às 18h, de preferência por chegar cedo para ir na Montanha-Russa do Astronauta e Horacic Park. Aliás, as atrações somente fecham sua fila às 18h, ou seja, o parque honra toda a fila que ainda espera para ir ao brinquedo mesmo após o encerramento dos portões.
Saí do Parque da Mônica com um sentimento muito gostoso de felicidade, principalmente porque a Turma da Mônica foi e é uma parte muito importante na minha vida. Ver esse parque tão bonito e cheio de vida me lembrou muito minha infância no Parque da Mônica do Rio de Janeiro. Literalmente volto a ser criança toda vez que o visito!
--- Perguntas frequentes:
Onde fica o Parque da Mônica?
O Parque da Mônica fica no Shopping SP Market, em São Paulo, São Paulo, Brasil.
Como chegar no Parque da Mônica?
Carro ou Uber são sempre opções, mas é possível chegar de transporte público através da estação Jurubatuba (Linha 9-Esmeralda).
Quais são as melhores atrações do Parque da Mônica?
Coelhada nas Estrelas, Horacic Park e Montanha-Russa do Astronauta.
Quais são os melhores meses para visitar o Parque da Mônica?
Todos.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Parque da Mônica?
Horacic Park / Montanha-Russa do Astronauta / Coelhada na Estrelas / Missão Fundo do Mar / Ce-Bolinhas / Trombada do Louco / Brinquedão do Chico Bento / Pescaria do Chico Bento / Roda-Gigante da Turma
Qual é a melhor dica para o Parque da Mônica?
Assim que chegar, opte por fazer a Montanha-Russa do Astronauta, o simulador Coelhada nas Estrelas e o Horacic Park. São as atrações que mais enchem ao longo do dia!
Que tipos de comida estão disponíveis no Parque da Mônica?
Melhor usar a praça de alimentação do shopping antes de entrar no parque. Entretanto, existe um McDonald's dentro.
Quanto custa o Parque da Mônica?
R$ 99,00.
Qual é a duração das filas no Parque da Mônica?
Tranquilas (-30 min) até moderadas (30-60min).
Qual é o site do Parque da Mônica?
Comments