OLÁ!
Precisa de ajuda para viajar? Oferecemos consultoria rápida, hotéis, aluguel de carro, ingressos, pacotes, seguro viagem, guiamento virtual e roteiros personalizados! Clique aqui para falar conosco no Whatsapp!

SE DIVIRTA COMO VOCÊ NUNCA ANTES IMAGINOU NA CAPITAL ARGENTINA
A Alegria de la Costa Tour aconteceu de surpresa! Toda viagem que eu fazia tinha um planejamento prévio, porém, ao surgir uma promoção de passagem aérea para Buenos Aires, não pensei duas vezes e emiti o bilhete! Fui surpreendido com um parque de diversões super divertido e uma capital extremamente vibrante, com espetáculos de tango arrebetadores, prédios que me fizeram me sentir na Europa e um povo que nada parece ter rivalidade com o Brasil.
🎢 A Alegria de la Costa Tour foi a viagem internacional mais barata que eu já fiz até o momento, sendo mais barata que muitas viagens nacionais!
🎠 O Parque de la Costa oferece atrações para qualquer gosto - todo o line-up é bem equilibrado para agradar os mais radicais e os mais tranquilos!
🎡 Tigre, cidade onde fica o Parque de la Costa, fica na região metropolitana de Buenos Aires, sendo necessário pegar um trem que viaja pela costa do rio para chegar!
🎢 O Parque de la Costa tem uma montanha-russa muito conhecida pelos brasileiros: a Boomerang, que é idêntica a que operou no Playcenter!
🎠 Buenos Aires tem um "HotZone" para chamar de seu: a rede Neverland, cuja maior unidade fica no Shopping Abasto
🎡 Além dos parques, Buenos Aires é conhecida por sediar inúmeras apresentações de tango, dança originária da região do Rio da Prata.
roteiro
1) Chegada em Buenos Aires / Tarde e noite turistando pela cidade / Neverland
📷 Onde fui: Obelisco > Teatro Colón > Avenida Nove de Julho > Avenida Corrientes > Shopping Abasto
2) Parque de la Costa / Noite em Puerto Madero
📷 Onde fui: Madero Tango
3) Dia turistando pela cidade
📷 Onde fui: Caminhada pelo bairro Palermo > Cemitério da Recoleta > Floralis Generica > Plaza de Mayo > Casa Rosada > Calle Florida e Galerías Pacifico > Café Tortoni > Feira de San Telmo > Caminito > La Bombonera
4) Retorno ao Brasil
GASTOS DE
DESLOCAMENTO
Passagens aéreas ✈️
Rio de Janeiro (GIG)-Buenos Aires (EZE)
Buenos Aires (EZE)-Rio de Janeiro (GIG)
via GOL
BRL 1.240
Passagens ferroviárias 🚅
Trem de la Costa: ARS 900 | BRL 5 (por trecho)
GASTOS DE HOSPEDAGEM
1) HTL Urbano
(localizado a 200 metros da estação de metrô Florida)
BRL 790 | BRL 395 por pessoa
3 noites

GASTOS DE INGRESSOS
Parque de la Costa: ARS 18.800 | BRL 110 (Passaporte Full)
Pelo dobro do preço, há a opção de comprar o Passaporte Full com fura-fila unitário por atração incluso.
Neverland: ARS 1000 (BRL 6) a ARS 5000 (BRL 30) (preço por atração)
Madero Tango: BRL 400
Modalidade Jantar Show (Plateia)
ARS = pesos argentinos
GASTOS EM VIAGEM
Tarifa do metrô de Buenos Aires: ARS 650 | BRL 4
Alimentação: ARS 30.000 | BRL 170 (por dia) x 4 = ARS 120.000 | BRL 680
Fast-food e restaurantes de baixo custo (até ARS 15.000 por refeição)
Compras: ARS 90.000 | BRL 500
ARS = pesos argentinos
CUSTO
TOTAL
BRL 3.385
ARS 600.401
Buenos Aires
18 de set. de 2015
A viagem para Buenos Aires foi um surto. Eu tinha acabado de voltar da Califórnia, e um amigo meu ficou me incentivando para irmos conhecer o Parque de la Costa. Os parques da América do Sul não são tão diferentes dos parques brasileiros, tendo até muitos brinquedos parecidos, mas como sempre tive vontade de ver como funcionam os outros parques do nosso continente, aproveitei uma promoção da Gol e parti para a capital argentina para uma rápida viagem de quatro dias.
Nunca havia feito uma viagem sem antecedência antes e estava apavorado!

Você pode ir a Buenos Aires portando apenas sua carteira de identidade (RG), porém, recomendo ir de passaporte para você ter o carimbo da imigração argentina, além de poder entrar através da entrada eletrônica do Mercosul. É uma imigração bem tranquila, quase até como se você estivesse entrando no Brasil. Durante a imigração, me perguntaram apenas quanto de dinheiro eu estava levando, mas saiba que qualquer agente pode perguntar o que estamos fazendo no país, por quanto tempo iremos ficar, onde iremos ficar e qualquer outra pergunta que ele achar importante. Ter tudo impresso facilita a sua vida caso o agente peça para ver alguma comprovação do que você está falando.
Não troque todo seu dinheiro por pesos argentinos no Brasil porque a cotação aqui não vale a pena. É melhor levar dólares estadunidenses e trocar em casas de câmbio na Argentina pelas notas de pesos argentinos. Entretanto, eu saí com algumas notas de pesos argentinos do Brasil, porque qualquer compra rápida que você precise fazer (como passagens de trem, estacionamentos, e compras rápidas de comidas e bebidas), você pode precisar pagar em dinheiro vivo, o que eles chamam lá de en efectivo. Em 2015, os cartões pré-pagos em moeda estrangeira da Wise e a Nomad ainda não estavam em amplo funcionamento como hoje, então usei o cartão de crédito para compras que não fazia com as notas. Entretanto, hoje, recomendo usar o cartão de crédito em apenas situações específicas ou emergenciais. A Wise/Nomad funcionam perfeitamente na Argentina e a conversão entre moedas é bem melhor do que em bancos, evitando perda de dinheiro.

A promoção da Gol me ofereceu ida e volta para Buenos Aires por 1240 reais, mas as passagens aéreas normais costumam ter preços até 2000 reais. Buenos Aires possui dois aeroportos: Aeroparque e Ezeiza. Ezeiza é o maior deles e fica bem afastado do centro da cidade, e você só consegue sair de lá de taxi ou transfer (não existe Uber, eles são realmente proibidos de operar no Aeroporto). Já o Aeroparque fica no centro da cidade e o deslocamento é bem melhor que Ezeiza, já que em poucos minutos você pode estar no centro ou em alguma estação de trem ou metrô. Existem linhas de ônibus, como a 45A, que saem do Aeroparque e te deixam na Avenida Nove de Julho, a principal da cidade de Buenos Aires.

Escolhemos um hotel barato e confortável na região do centro da cidade, o HTL Urbano, que fica a 200 metros da estação Florida do Subte, (nome da rede de metrô, que você pode conferir o mapa aqui.) O café da manhã era simplesmente maravilhoso! A região em que ele está é muito perto do Puerto Madero, onde se localizam espetáculos de tango e ótimos restaurantes, e da Calle Florida, onde estão as melhores lojas da capital e o famoso shopping Galerías Pacífico, que tem lindos murais em seu teto e possui uma arquitetura incrível. Apesar disso, algumas regiões do centro de Buenos Aires podem ser bem complicadas em termos de segurança e conservação, muito por conta da instabilidade econômica crônica que o país atravessa. Vale sempre ficar atento!


Depois que deixamos nossas malas no hotel, saímos andando pelo centro de Buenos Aires, com a primeira parada sendo o gigantesco Obelisco que fica no meio da Avenida Nove de Julho, construído como parte das comemorações dos 400 anos da primeira fundação da capital e inaugurado em 1936. Perto dele, fica o Teatro Colón, um dos teatros mais lindos de todo o país e que você pode fazer uma visita guiada de 50 minutos por todas as salas do Colón. Das 10h às 16:45, existem saídas com visitas em espanhol a cada 15 minutos, e em português, nos horários de 11:45, 13:00 e 16:00. O custo da visita guiada é de 22.000 pesos argentinos (BRL 125). Você também pode comprar a visita ao Teatro Colón online, clicando aqui.
Depois de andar um pouco pela gigantesca Avenida de Nove de Julio, em que você encontra lojas dos mais variados tipos, além de prédios com arquitetura típica europeia. Estão presentes também restaurantes de culinária argentina, como o Museo del Jamón, em que pedimos o menu especial de 36000 pesos argentinos (BRL 200), que conta com entrada, prato principal, sobremesa e uma garrafa de vinho. Gostei muito da qualidade da comida! Se você não quiser investir tanto numa refeição, ótimos restaurantes de comida rápida e lanchonetes também estão espalhadas pela Nove de Julio. Perto do Obelisco, tem um McDonald's, em que os combos variam de 9000 a 12000 pesos argentinos (BRL 50 a 70).

No cruzamento da Avenida Nove de Julio e da Avenida Corrientes ficam os polos boêmios e culturais da cidade. Ali se concentram incontáveis bares, cafeterias, pizzarias, teatros e livrarias. A Avenida Corrientes também é conhecida pela sua quantidade enorme de lojas. Tem de tudo: roupas, eletrônicos e até mesmo lojas de CDs, que contém o melhor da música argentina e internacional. Nos dirigimos até a Corrientes porque lá fica o Neverland, parque de diversões indoor no Abasto Shopping. Simplesmente um dos parques indoors mais lindo e fofo que já vi! Toda sua decoração é baseado no imaginário de parque de diversões clássico, e é super tematizado.
No segundo dia, fomos até a estação Retiro para pegar um trem até a estação Bartolomeu Mitre, onde fizemos transferência para estação Maipú, ponto de partida do trem turístico Tren de la Costa. A tarifa do trem custa 900 pesos argentinos (BRL 5) para seguir até o último município da região metropolitana de Buenos Aires, Tigre. Em Tigre, temos feirinha de artesanato e souvenirs, cassino, teatro, e passeios de barcos no Rio Luján. O maior atrativo de Tigre (e a principal razão dessa viagem) é o Parque de la Costa, maior parque de diversões da Argentina, que contém 4 montanhas-russas, sendo 2 radicais e 2 familiares, brinquedos radicais, o terceiro maior simulador de voo livre do mundo, atração aquática, show interativo excepcional com zumbis, totalizando mais de 60 atrações para toda família! As atrações do parque não são muito diferentes do que vemos no Brasil, mas o Parque de la Costa proporciona um dia extremamente divertido e é uma ótima opção para crianças, adolescentes e jovens apaixonados por adrenalina em Buenos Aires.

À noite, fomos à Puerto Madero, um bairro portuário que se tornou um dos mais lindos, pomposos e chamativos de Buenos Aires. Outrora em decadência devido às atividades comerciais portuárias, o bairro se transformou com ajuda da cidade espanhola de Buenos Aires em um símbolo da elegância argentina, com a Puente de La Mujer, projeto do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sendo o principal marco da nova fase de Puerto Madero.
Perto dela, fica o navio Fragata Presidente Sarmiento, um barco construído em 1897 que realizou 37 importantes viagens ao redor do mundo. Em 1963, foi declarado Monumento Histórico Nacional e desde então funciona como um museu onde é possível percorrer toda a embarcação, preservada e original, conhecendo a sala de máquinas, os canhões, além de uma exposição de recordações da antiga tripulação. Para quem gosta de caminhar, a Reserva Ecológica, localizada atrás das ruas de Puerto Madero, em uma ilha, é o local perfeito. Sendo um parque natural e ribeirinho-urbano com lagoas, pântanos, florestas e trilhas para caminhada e ciclismo, atrai turistas até o fim da tarde, quando é possível ver um lindo pôr-do-sol no Rio da Prata.
Os edifícios de docas de Puerto Madero hoje abrigam restaurantes da alta gastronomia argentina, como as famosas casas de parrillas. Alguns dos melhores estabelecimentos da região são o Cabaña Las Lilas (argentino), o Villegas (argentino), a La Parolaccia Trattoria (italiano), o Osaka (oriental), o Gourmet Porteño (diversas culinárias), o Brasas Argentinas (buffet livre) e o Johnny Be Good (estadunidense).
Foi difícil escolher, mas, como a viagem foi planejada de última hora e tínhamos pouco tempo no país, escolhemos ir direto no Madero Tango, uma das casas mais tradicionais do bairro com espetáculo de tango ao vivo. O Madero Tango possui quatro modalidades para aproveitar o espetáculo da dança típica da região do Rio da Prata:
Apenas espetáculo, sem serviço de comida ou bebida (aproximadamente BRL 230);
Espetáculo e jantar Plateia, composto por uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e bebidas à vontade, entre água, refrigerante e cerveja. Dentro do menu, você poderá escolher entre três opções diferentes de cada prato. Além disso, você terá incluída uma taça de vinho ou champanhe de cortesia (aproximadamente BRL 390);
Espetáculo e jantar Executivo, composto por tudo citado na modalidade Plateia, com a opção de escolher entre quatro opções diferentes de cada prato. Além disso, você terá uma localização mais próxima do palco (aproximadamente BRL 455);
Espetáculo e jantar VIP, composto por tudo citado na modalidade Executivo, com a melhor visibilidade do espetáculo e um jantar com três pratos como nas modalidades anteriores, podendo escolher entre seis variedades diferentes de cada um deles. Além de bebidas à vontade e fichas para o cassino, você também tem incluída uma aula de tango de 20 minutos ao finalizar o show (aproximadamente BRL 550).
Reservamos o terceiro e último dia para aproveitar mais bairros da cidade, selecionando apenas os imperdíveis. Começamos pelo Palermo, que é o maior bairro da capital argentina, em que chegamos através da estação de metrô Scalabrini Ortiz, que é mais perto dos pontos de interesse do que a estação Palermo. Muitos viajantes o consideram como o melhor bairro da cidade para se hospedar, por conta agitada vida noturna e por ter ótimas lojas para fazer compras. Durante nossa caminhada pela manhã, em que chegamos ao Parque Tres de Febrero às 08:00, vimos inúmeros argentinos que gostam de relaxar e praticar esportes, fazendo parecer que o dia tem 48 horas. Com a maior calma do mundo, andamos mais um pouco até o Jardim Japonês, que oferece lindos pontos de foto, além de mudas de cerejeiras e um simpático restaurante de culinária japonesa. Dos bosques e a partir da Plaza Italia, descemos a Avenida Jorge Luis Borges até a Plaza Serrano, onde ficam ótimas lojas e restaurantes do bairro. São lojas de moda, calçados, outlets e decoração de casas!

Para ganhar tempo (porém, se possível, faça esse percurso a pé. Dura 1 hora, mas você conhece boa parte das ruas de Palermo), pegamos um táxi até a Recoleta, um dos bairros de alto padrão de Buenos Aires. Sua arquitetura é inspirada nos estilos franceses, com os prédios sendo ótimos pontos para tirar foto. O ponto turístico mais famoso do bairro é o Cemitério da Recoleta, onde ficam os restos mortais de famosos argentinos, como de Eva Perón. Perto do cemitério está a sensacional Biblioteca Nacional Mariano Moreno, que tem uma arquitetura única do estilo moderno. Outro símbolo perto é a Floralis Genérica, uma escultura de flor contemporanêa que recentemente viralizou nas redes sociais.
Pegamos o metrô novamente na estação Facultad de Derecho (que fica muito perto da Floralis Generica) até a estação Onze/Plaza Miserere para fazer a baldeção com a Linha Azul até a estação Plaza de Mayo/Casa Rosada. A tarde começou com uma visita guiada à Casa Rosada, a sede do governo argentino, localizada na Plaza de Mayo, a praça onde estão os edifícios mais importantes da capital. Infelizmente, dede 2020, não é mais possível fazer essa visita, cabendo aos turistas somente apreciar sua majestosa arquitetura externa.
Na Plaza de Mayo, ainda estão a sede do Banco de la Nación Argentina e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, que tem um estilo neogótico e outrora foi chefiada pelo atual Papa Francisco. Perto dela, o Museo Histórico Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo oferece visitas grátis pela importante história argentina e o Museu do Bicentenário da Casa Rosada (localizado atrás da Casa Rosada) mostra itens referentes a história do prédio.
Da Plaza de Mayo, seguimos pela Avenida de Mayo até o Café Tortoni, um café Icônico em estilo francês inaugurado em 1858 e famoso pela cultura e shows de tango ao vivo. É um restaurante completo, oferecendo café da manhã, almoço e janta (aberto de 8h as 21h). Os preços médios de cada item abaixo são:
Café espresso: 1800 pesos argentinos (BRL 10)
Cold brew (café gelado): 3200 pesos argentinos (BRL 18)
Café da manhã completo (refeição + suco) 6500 a 15000 pesos argentinos (BRL 37 a BRL 85)
Sanduíches: 5000 pesos argentinos (BRL 30)
Pratos completos para almoço ou janta: 8000 a 17000 pesos argentinos (BRL 45 a BRL 100)
Bebidas (sem álcool e cerveja): 1000 a 4000 pesos argentinos (BRL 6 a BRL 25)
A partir do Café Tortoni, andamos meia hora ao sul pela Calle Piedras até o bairro de San Telmo, onde na Praça Dorrego, acontece a Feirinha de San Telmo, que começa a partir das 10h somente aos domingos e vai até escurecer. Além de diversos produtos de antiguidade, a feira também vende artesanato local, produtos com temas da cidade, livros, discos, camisetas, óculos, chapéus, cartões, fotografias, CDs, pôsteres, roupas e calçados. Dançarinos, atores, músicos, desenhistas, músicos, e diversos artistas independentes se apresentam em troca de diversão e de alguns pesos argentinos. Em especial, o tango e a milonga são apresentados por moradores da cidade, que se encontram nos domingos à tarde e dançam até o início da noite. Tradicionalmente às 19h, um grupo formado por argentinos toca samba de enredo e anima os turistas brasileiros e de todas as partes do mundo.


No cruzamento da calle Defensa com a calle a Chile tem a estátua da Mafalda, a famosa personagem de histórias em quadrinhos do desenhista Quino. Localizada logo à frente do prédio onde viveu o seu criador, a estátua atrai diariamente diversos turistas para tirar uma foto com a pequena personagem sentada em um banco de praça. Não deixe de tirar a sua foto!

O nosso último ponto em Buenos Aires foi o Caminito, um pequeno calçadão de 150 metros com casinhas coloridas no bairro La Boca. Chegamos lá de táxi (de San Telmo dá uma corrida de pouco mais de 10 minutos), e aproveitamos um pouco das muitas lojas de souvenires que existem pelo bairro. O Caminito é um grande museu a céu aberto, com os prédios do local sendo as obras de arte, mas, dois museus valem a pena a visita: a Fundação Proa, dedicado à arte contemporânea, e o Museu Benito Quinquela Martín, que abriga as obras de um dos artistas plásticos argentinos mais famosos.
Em La Boca, está um dos estádios mais emblemáticos da América do Sul: a La Bombonera, do time Boca Juniors. Infelizmente, a visita ao estádio está suspensa, mas o museu do time segue aberto todos os dias das 10h as 18h, com o ingresso custando 15000 pesos argentinos (BRL 85). Torço para que em breve a visita ao estádio retorne, porque pisar na La Bombonera é um momento surreal. O time rival do Boca Juniors, o River Plate, segue oferecendo visitas guiadas ao seu estádio, o Monumental, que atualmente detém o recorde de maior estádio da América do Sul, com 84.567 lugares. O estádio fica no bairro Belgrano, vizinho de Palermo, e é acessível pela estação de trem Ciudad Universitaria. As visitas guiadas ao estádio custam 28000 pesos argentinos (BRL 160) e acontecem todos os dias, com a última visita saindo as 17h. Você pode efetuar a compra online, clicando aqui.
Andar pelas ruas de Buenos Aires é ter um gostinho do que é a arquitetura europeia e isso me causou um grande impacto. Foi a primeira vez que vi algo diferente do Brasil e dos Estados Unidos e simplesmente estava maravilhado com um universo tão diferente. Agradeço a receptividade dos argentinos comigo, especialmente quando não conseguia falar o espanhol e eles se esforçavam para entender o português! Não vejo a hora de voltar à Buenos Aires e explorar mais dessa capital tão única e que tem uma infinidade de atrações a oferecer.

"As ideias têm suas raízes na inteligência, mas os ideais têm seu pedestal no coração".
Eva Perón