top of page
< Voltar

Imperator: o brinquedo que inspirou o Evolution

João Vitor Becker

16 de jan. de 2024

Sucesso mundial, a atração Evolution foi inspirada em outra ainda maior

Você com certeza já foi em um parque de diversões e muito provavelmente conhece uma atração chamada Evolution ou até mesmo já andou em um destes, afinal é uma das atrações de parques de diversões mais populares no mundo e também no Brasil, uma vez que dezenas e dezenas do modelo foram fabricadas. Mas você sabia que o Evolution foi inspirado em outra atração? Pois é, esta atração é o Imperator. De fabricação neerlandesa pela Ronald Bussink, o brinquedo é reconhecido pelo Guinness Book como a maior e mais pesada atração itinerante já construída e a sua história é tão interessante quanto a atração em si. Bora conhecer um pouco da história do Imperator? 



A Nauta Bussink (hoje conhecida como Ronald Bussink) foi por mais de 30 anos referência na fabricação de rodas-gigantes itinerantes de grande porte, tendo fabricado por exemplo a Roue de Paris, uma roda-gigante transportável de 60 metros de altura localizada na Place de La Concorde em Paris e inaugurada no ano de 2000. Aqui no Brasil, a Giranda Mundi do Hopi Hari e antiga Gigantona do Playcenter é mais um exemplo de uma atração fabricada pela Nauta Bussink. Mas mesmo tendo sido por muitos anos referência na fabricação de rodas-gigantes, a Nauta Bussink já fabricou outros tipos de atrações para parques de diversões (mesmo que poucas), como por exemplo a maior torre de observação itinerante do mundo a Top of the World com impressionantes 95 metros de altura e o Deca Dance, uma atração similar ao Crazy Dance, também bastante popular no Brasil. 



E entre essas atrações fabricadas pela Nauta Bussink está o Imperator que fez sua estreia na Oktoberfest de Munique de 1992. E logo na sua estréia já atraía a atenção de todos os presentes, por conta de sua imponência. Com 33 metros de altura e pesando quase 300 toneladas, o Imperator é reconhecido pelo Guinness Book of Records como a maior e mais pesada atração para parques de diversões já construída. Somente para você ter uma noção da grandiosidade da atração, ela necessitava de 16 carretas para o seu transporte. O Evolution necessita de apenas 2 carretas para ser transportado. Bastante similar ao Evolution, o Imperator consistia em um longo braço com uma roda giratória com 16 gôndolas com capacidade para 4 pessoas cada em uma extremidade, e na outra extremidade um contrapeso de 10 toneladas. 



No funcionamento, a roda giratória gira em alta velocidade, fazendo com que as 16 gôndolas se inclinem livremente. No Evolution as gôndolas inclinam através de um mecanismo por cilindros pneumáticos. Com a roda girando em alta velocidade, o braço lentamente gira 180° parando em uma altura de 33 metros. A roda giratória também para mas por um breve momento até começar a girar novamente. Então o braço gira mais 180° , completando assim um ciclo de 360° e encerrando o ciclo do seu funcionamento. O que fazia do Imperator uma atração bastante intensa, eram as altas forças G em que os passageiros eram submetidos durante o seu funcionamento. 



Apesar de ter inspirado o Evolution, o Imperator foi bem menos sucedido como atração. Foram fabricadas apenas 3 unidades. Duas delas rodaram a Europa em quermesses e feiras como a Oktoberfest. Uma dessas unidades foi posteriormente vendida para o parque italiano Mirabilandia e depois para o Six Flags Great Adventure, onde operou por poucos anos. Depois foi transferida para outro parque da rede Six Flags, o Six Flags St. Louis, onde operou até 2023 sob o nome de Xcalibur. A terceira unidade fabricada operou até 2005 no parque japonês Kure Portopialand em Hiroshima, ano em que o parque fechou suas portas. Desde então, encontra-se armazenada. 



Já o Evolution foi um sucesso no mundo inteiro, de fabricação italiana pela FarFabbri, o Evolution também surgiu durante a década de 1990. Inspirado no Imperator, era menor medindo 21 metros de altura. O braço gira consideravelmente mais rápido do que o Imperator, podendo fazer até 3 rotações por minuto. No Brasil, o primeiro Evolution abriu no Playcenter em 1995 e operou por lá até o fechamento do parque em 2012. Também está presente no Hopi Hari na área de Wild West, além de em vários parques de diversões itinerantes pelo Brasil como o Ita Center Park, Parque da Cidade em Curitiba, Parque Trombini e no Universal Park. 


E você, já conhecia o Imperator? Se atreveria a andar nele? Ou preferiria o Evolution? 


bottom of page