top of page
< Voltar

Storytelling em parque temático: como duas montanhas-russas "batalham" entre si

Raphael Figueiredo

3 de nov. de 2022

Veja um exemplo de storytelling que envolvem duas das montanhas-russas melhores do mundo!

Em um dos parques temáticos mais incríveis do mundo, o Cedar Point, localizado na península de Sandusky, em Ohio, nos Estados Unidos, duas montanhas-russas disputam a preferência do público do parque. O Cedar Point tem 17 montanhas-russas, mas apenas Maverick e Steel Vengeance dominam aproximadamente 76% o posto de "atração favorita" de cada visitante que passa o dia em um dos meus parques favoritos.


O Cedar Point é conhecido como uma das "capitais" da montanha-russa no mundo!

Coincidentemente, a Maverick é a minha montanha-russa favorita de todos os tempos. Até já fiz uma gigantesca tatuagem no braço para homenageá-la. Por conta desse amor, pesquisei muito sobre e quis saber todas as curiosidades dela. Pode passar despercebido, mas as primeiras curiosidades que vi foi durante a fila da Maverick: várias placas contam a história temática por trás da montanha-russa, que fica na área de Frontiertown, que recria o Velho Oeste estadunidense.





Maverick é um bandido e proprietário da mina de ouro Cedar Creek, daqueles típicos do Velho Oeste que chegam e desejam tomar imediatamente o controle da cidade. Maverick é o líder de um bando com seis outros bandidos: Bret, Brent, Ben, Beau, Bart e Sam. Cada trem da montanha-russa tem uma cor e um nome que representa um dos bandidos do bando de Maverick: Bret, Bronze; Brent, Metal; Ben, Ferro; Beau, Ouro; Bart, Prata; Sam, Cobre.


Esse é o Beau, o trem ouro da Maverick

O Cedar Point descreve a Maverick assim:


"É um passeio para os ousados que querem emoções únicas além das grandes colinas. Esta montanha-russa colada ao chão está repleta de reviravoltas, saca-rolhas, lançamentos, túneis e muito tempo de levitação do assento, então prepare-se para um passeio mais selvagem do que o rodeio. O primeiro lançamento de dois leva você ao topo da primeira colina, que desce e desce no ângulo mais íngreme em Cedar Point - 95 graus. Apenas uma colina vem antes do primeiro Twisted Horseshoe Roll, dois rolos de saca-rolhas de 360 graus de direção oposta separados por apenas uma curva inclinada de 180 graus. A próxima coisa que você sabe que os passageiros estão em um túnel escuro como breu sendo lançado por 120 metros a 112 km/h em 3 segundos. Ele ainda consegue pegar os passageiros de surpresa em todas as margens e curvas, mesmo depois de ter sido premiado com o Golden Ticket Award para “Best New Ride in 2007”. Não há nada mais selvagem no Oeste do que Maverick."



A Maverick abriu em 2007. Porém, desde 1991, existia em Frontiertown uma montanha-russa de madeira enorme chamada Mean Streak. Quando inaugurou, a Mean Streak era uma das montanhas-russas de madeira mais longas do mundo, com 1,6 km de extensão, 104 km/h de velocidade máxima e uma queda de 47 metros. Rapidamente virou a atração mais concorrida do Cedar Point, mas, com o passar do tempo, a madeira foi se deteriorando e a experiência na Mean Streak se tornou uma das piores do mundo. Comprovei isso em 2016, quando fui nela e saí com 3 roxos no corpo: dois nas coxas e um na costela. Esse ano também foi o último ano de operação da Mean Streak, que nunca mais voltaria a ser como antes.


Mean Streak

Com o fechamento da Mean Streak, Maverick dominou o posto de atração favorita dos visitantes do Cedar Point. Todavia, o Cedar Point, em 2017, anunciou a Steel Vengeance, uma conversão da Mean Streak em uma montanha-russa híbrida: com trilhos de aço e suportes de madeira. Mais história foi adicionada em Frontiertown, dessa vez, sendo possível ler na fila da Steel Vengeance. Três funcionários que se destacaram na produção de minério de ferro da companhia em que Maverick era dono, a Cedar Creek, foram chutados por Maverick da cidade. Maverick tinha medo que as habilidades dos três fosse o suficiente para que juntos, tomassem seu reinado em Frontiertown.





Wyatt "Digger" Dempsey, que Maverick arrancou um braço; Chess "Wild One" Watkins, que quebrou o coração de Maverick; e Jackson "Blackjack" Chamberlain, irmão mais novo de Maverick que sempre ficou nas sombras, voltaram com uma máquina de aço que desafiaria o reinado de Maverick em Frontiertown (e em todo Cedar Point). Assim, a nova montanha-russa híbrida recebeu o nome de Steel Vengeance ("Vingança de Aço") em alusão aos novos trilhos e a vingança dos três funcionários chutados por Maverick. Cada trem da Steel Vengeance recebe o apelido de cada funcionário, que estão em negrito!


Esse é o trem da Steel Vengeance que simboliza o Digger

O Cedar Point descreve a Steel Vengeance assim:


"Os fora-da-lei Blackjack, Chess e Digger voltaram para Frontiertown para recuperar o que havia sido levado por Maverick anos antes. E eles voltaram com uma vingança. A sua criação foi tão ousada que criou uma nova categoria de montanha-russa: a hiper-híbrida. Steel Vengeance abriu como um recorde mundial inigualável com algumas estatísticas sérias: 62 metros de altura, 120 quilômetros por hora, montanha-russa híbrida mais longa do mundo a 1,8 quilômetros e quase 30 segundos de levitação do banco - o maior tempo em QUALQUER montanha-russa do mundo - junto com voltas e curvas fechadas durante o passeio de 2 minutos e 30 segundos. Desça 60 metros a 90 graus e vire de cabeça para baixo através de 4 inversões de madeira, aço e caos. Prepare-se para o passeio de sua vida e tente manter seu juízo sobre você. O legado de montanha-russas incríveis do Cedar Point continua... Frontiertown nunca mais será a mesma."



Desde 2018, Steel Vengeance e Maverick disputam voto a voto o posto de melhor atração do Cedar Point. Tem ano que uma ganha, tem outro que a outra ganha. Tudo vai mesmo do que cada visitante gosta, cada reação na montanha-russa... Para mim, será para sempre a Maverick! Ela é braba demais, super nervosa, e tem todos os elementos que amo: velocidade, inversão, airtime, curvas fechadas, intensidade e lançamento! A Steel Vengeance é incrível também, mas em alguns momentos a força G é tão forte que se torna desconfortável.


Gostou da história? É através de artíficios como esse que os parques criam a temática de suas atrações favoritas. O mundo de fantasia criado em uma visita é feito com muito cuidado para que você fique o mais imerso possível na história das atrações e viva sua própria aventura. Os nomes, as cores... TUDO tem uma razão para ser daquele jeito. Qual é a sua atração favorita? Você já se perguntou qual é a história dela?

bottom of page