top of page
Logo com os personagens Terra Encantada

Bem-Vindo à Terra Encantada - o mais moderno parque temático da América do Sul! Parece um sonho!

Foi com essas palavras que o primeiro site da Terra Encantada foi posto no ar em Junho de 1996. Um sonho de todos cariocas e brasileiros. Ter um parque temático moderno, bonito e mágico iguais aqueles cobiçados da cidade de Orlando. O objetivo era transformar 300 mil metros quadrados em um cenário de magia e fantasia que lembrasse o Magic Kingdom, o famoso parque temático de Walt Disney World, na Flórida. Eram 30 atrações, 100 pontos comerciais e shows inesquecíveis sendo anunciados durante o ano de 1997. Inspirado na cultura brasileira e suas raízes, indígena, africana e europeia o Terra Encantada era um dos grandes barulhos do Plano Maravilha da Prefeitura do Rio para a Barra da Tijuca. A proposta inicial era fazer os visitantes conhecer todo o país em apenas um único dia, fazendo uma viagem fantástica através das diferentes formas de expressão da cultura brasileira, como a arquitetura, as artes plásticas e a música.

 

Tudo foi planejado pela International Theme Park Services, Inc., realizado pela Parques Temáticos S/A, financiado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), construído pela TOR e pela ESTA, empresas do chinês da Barra, Tjong Hiong Oei, e patrocinado por diversas empresas, como Coca Cola, Garoto, Kaiser, Bank of America, Bradesco, Heineken, o SmartClub do Brasil e Kibon. Os investimentos chegaram a US$ 220 milhões. Mais de 12 mil pessoas deveriam ser empregadas direta e indiretamente e a previsão era de 20 mil visitantes por dia. O faturamento chegaria a cerca de R$ 30 milhões mensais.

 

Sua logomarca, teve como elementos utilizados - o globo terrestre, a caravela (descobrimento do Brasil e referência europeia), a onda/arco-íris (transporte para o mundo da fantasia) e a tipografia escolhida para TERRA (uma alusão clara a motivos africanos e indígenas) embasados pela barra que envolve a palavra "encantada" permitiram atingir o objetivo do tema. As cores primárias utilizadas facilitam a visualização e reforçam o lado infantil da fantasia do Parque.

E como todo parque, o Terra Encantada tinha que ter seus personagens. Os personagens foram criados especialmente para o Parque, com base no tema. Aproveitando a beleza e a força da nossa natureza, tiveram destaque alguns animais ameaçados de extinção - como o mico leão dourado, a arara azul e o boto cor-de-rosa -, que conseguiram se salvar e foram viver na Terra Encantada.

 

Frases retiradas do site oficial da Terra Encantada de 1998:

 

"Nossos personagens foram criados com base em inúmeras pesquisas realizadas com o público jovem e com crianças de diferentes idades e classes sociais, para descobrir seus desejos e como sonhavam que o Brasil lhes fosse mostrado."

 

"Além disso, foi feito um longo estudo, que envolveu gente do mais alto gabarito intelectual: a professora Heloísa Buarque de Hollanda, responsável pela pesquisa sobre os brancos; o indigenista Edilson Martins, que cuidou dos índios; e o antropólogo Raul Lodi, que estudou os negros."

 

"Eles nos ajudaram a enxergar com clareza a imagem que o brasileiro fazia de si próprio, e o que significava para cada cultura que aqui chegou o conceito de herói e vilão, de certo e de errado, de bem e de mal. Só depois de todo esse trabalho nós nos sentimos seguros para criar os personagens e toda a dramaturgia que os faz agir, falar, sonhar, e, enfim, existir. "

Afra - É um mulato extremamente musical, sensível e espiritualizado. Uma criança muito especial. Recebeu o talismã da Pedra Amarela, o Itajubá.

Xereta - É um menino de onze anos, branco, aventureiro e apaixonado pelas histórias das navegações portuguesas e por ficção científica. Tem como talismã a Pedra Vermelha, o Itapiranga.

Yetê - É uma menina índia que veio de uma tribo miscigenada. Sempre se destacou pela beleza e pela agilidade quase felina. Recebeu o talismã da Pedra Azul, o Itaobi.

Ravoc - É o grande inimigo da Terra Encantada. Ele tem o poder do fogo. Para mantê-lo, destrói tudo que pode ser fonte de energia. Passa a vida querendo entrar na Terra Encantada.

Tatu - É quem mais conhece a Terra Encantada por dentro. Detesta ser o centro das atenções. É tão tímido e, além de tudo, é gago. Quando fica envergonhado, vira bola.

Sal - É uma salamandra amazônica muito rara. Por isso se sente muito importante. É a "perua" da Terra Encantada. Tão exibida que desenvolveu um sotaque francês.

Tunhã - É um mico-leão dourado. Um sábio que já viu tudo na vida. Um professor bem-humorado, tolerante e muito simpático. Um líder.

Kiara - Ela é o poder supremo da Terra Encantada. É uma síntese perfeita de todas as divinidades ligadas à água, das quais guarda todo o conhecimento. Como as águas, é lindíssima e sensual.

João do Mato - É o protetor das matas e florestas; um ser meio mato, meio bicho, meio gente. Gosta de pregar peças nos outros e aparece como uma moita falante. É o nosso contador de histórias.
Aurora - É uma arara-azul, é a mensageira da Terra Encantada. Fofoqueira e muito faladeira, mas simpaticíssima.

Jágua - É o bicho de maior força de toda Terra Encantada. É uma justiceira, fiel aos amigos, mas muito fácil de se irritar.

Quico - É um boto cor-de-rosa. O mais jovem personagem da Terra Encantada. Uma criança feliz, alegre e espontânea. Seduz a todos pela sua alegria, descontração e irreverência.

Livro - Tunhã no Terra Encantada
Livro - Terra Encantada

As primeiras obras literárias do Terra Encantada foram lançadas durante a Bienal do Livro de 1997, no Rio de Janeiro. "Tunhã na Terra Encantada", de Luciana Sandroni, é o título da obra infantil. Tunhã é o sábio da Terra Encantada. É ele quem irá revelar às crianças, com poucas palavras e muitas gravuras coloridas, a personalidade de cada um dos personagens do Parque. O livro tem 32 páginas e foi editado pela Salamandra.

"Os Aventureiros da Terra Encantada", de Luis Antônio Aguiar, é um livro dirigido ao público infanto-juvenil. Também editado e distribuido pela Salamandra nas melhores livrarias, a obra tem quase 100 páginas e relata três histórias super movimentadas e emocionantes, que contam a origem da Terra Encantada e os constantes desafios e descobertas de seus personagens.

Personagens.jpg
CD Terra Encantada

Com participação especial da Xuxa, Fafá de Belém e da Ana Paula (Ex-Paquita), o primeiro CD foi lançado em outubro, numa parceria entre o selo Terra Encantada e a gravadora EMI, com distribuição nas melhores lojas de discos. Trecho retirado do lançamento do CD:

"Gigio, Carol e Vivi. Eles cantam, dançam e contam, através da música, a história do Parque e as aventuras de seus personagens. A iniciativa é inédita no setor de entretenimento. O novo conjunto musical, Grupo Terra Encantada, já é um sucesso. Selecionados entres 300 crianças, em testes realizado no eixo Rio-São Paulo, os três estão mais do que orgulhosos: "temos sido aplaudidos de pé pelas platéias que estão nos vendo, dos empresários às crianças" - conta Gigio.