top of page

2023 Sol do Sul Tour

Florianópolis | Balneário Camboriú | Pomerode | Gaspar | Penha | Capão da Canoa

26 de jan. de 2023

Seis dias no litoral sul do Brasil com montanhas-russas e toboáguas

Desde quando o Acqualokos, um parque aquático e de diversões no litoral gaúcho, inaugurou a La Inversa, uma montanha-russa invertida feita pelo próprio parque, queria ir até o Sul para poder experimentá-la. Quando vi que tinha uma promoção de passagem aérea para a cidade de Florianópolis, não pensei duas vezes antes de comunicar aos meus amigos que gostaria de visitar o Acqualokos. Como os dois são parqueiros de coração como eu, estendemos o roteiro, e fizemos de uma visita a um parque aquático uma pequena viagem pelos parques do litoral sul do Brasil. O roteiro da viagem acabou que se tornou uma pequena reedição de uma viagem que havia feito com minha mãe em 2009 (vocês encontrarão alguns throwbacks!).

Florianópolis fica quase no meio de todos os lugares que estávamos com planos para ir: 4 horas para o Acqualokos e 2 horas para o Beto Carrero World. Decidimos que para o Acqualokos precisaríamos de hospedagem na cidade porque ficaria muito pesado a ida e a volta, mas deveríamos ter feito o mesmo em relação à região do Beto Carrero e Balneário Camboriú. O trânsito na região era muito intenso, o que nos cansou em dirigir todo o percurso necessário. Na volta de um parque, você está destruído e sem energia, então dirigir mais de uma hora não é recomendável.

A região Sul do Brasil é lar de bastante parques aquáticos, como o Recanto da Natureza, o Água Show Park, Cascata Carolina, Araucária Acqua Park, Vale Encantado Thermas Park, entre outros. Entretanto, por mais que eu gostaria, seria impossível visitar todos em menos de 15 dias de viagem, contando os tempos de deslocamento. Escolhi os dois que estava mais curioso em conhecer e conjuguei com outros parques de diversões durante os quatro dias.

Uma semana antes de viajar, eu peguei um resfriado super forte, que me derrubou na cama. Tive que começar um tratamento de choque antes de viajar, mas, mesmo assim, não consegui ficar 100% bom de saúde para que eu estivesse inteiro. Cheguei em Florianópolis aos trancos e barrancos, mas tinha que ressuscitar para os próximos cinco dias de viagem. Conseguimos uma pousada linda no Campeche, um bairro muito tranquilo de Floripa e começamos nossa viagem pelo litoral Sul.

O sol brilhava no céu do sul e estava pronto para me divertir!

Começamos o primeiro dia no Beto Carrero World, maior parque temático da América do Sul e um dos melhores do Brasil. O dia estava perfeito para o fim de janeiro, com público médio e dando para curtir todas as atrações. Conseguimos experimentar o Rebuliço, a mais recente atração adicionada ao parque, além de relembrar como é descer na Big Tower, agora repaginada com a temática Hotwheels. Assistimos os shows de Madagascar e o clássico O Sonho do Cowboy, e nos refrescamos no Madagascar Crazy River Adventure. As montanhas-russas, FireWhip e Star Mountain, estavam maravilhosas como sempre! O parque ainda prepara uma nova área temática para inaugurar, baseada nas arminhas de brinquedo Nerf. Já quero voltar para conferir!

Atrações Rebuliço, Firewhip e Star Mountain no Beto Carrero World

Saímos em direção ao Alles Park, um parque de diversões cultural que fica em Pomerode, na região de imigração alemã de Santa Catarina. O lugar é uma gracinha, possuindo arquitetura típica da Alemanha, e itens que os alemães gostam de comer e beber, como diversos tipos de cerveja, como Pilsen e IPA, além de sanduíches com salsichas. Além disso, tem uma banda tocando músicas famosas do país! A atração que destaca o Alles Park é a Vila da Neve, um espaço com neve artificial, tobogã de gelo, casas de Natal, cavernas e bonecos temáticos. É muito, muito frio! Se eu fosse um carioca mais resistente ao frio, com certeza teria ficado mais tempo! Outra opção muito legal é o brinquedão gigante, com piscinas de bolinhas, percurso de obstáculos e itens infláveis - o melhor é que adultos podem ir! Existem outros brinquedos, como carrossel, roda-gigante, aviõezinhos que sobem e descem, labirintos de espelhos, fontes de água dançantes, e playground, que são muito apelativos às crianças. O parque também oferece ótimas lojas, e assim, é um excelente lugar para passar a noite com a família.

Vila da Neve no Allespark

Aqui foi o ponto da viagem que deveríamos ter parado num hotel em Balneário Camboriú ao invés de voltar para Florianópolis, mas vencemos o cansaço e seguimos mesmo assim. No dia seguinte, pegamos a estrada de novo para o Cascanéia, o maior parque aquático do estado, e lar de um balanço radical gigantesco! Localizado em Gaspar, o Cascanéia fica em um vale, que, agregado com um calor absurdo que pairava sobre Santa Catarina, me causou uma baixa de pressão absurda! Além disso, o parque estava claramente superlotado, e todas as filas de alimentação eram gigantescas, até o ponto de acabar a comida. As atrações ficavam em espaços desconfortáveis para espera e até nas piscinas era impossível ficar em paz. Gostaria de visitar o Cascanéia outra época do ano, para ver se dou mais sorte.

O fim de tarde e noite foi em Balneário Camboriú, que fica bem perto de Gaspar. Balneário oferece uma linda orla, com várias atividades. Os grandes atrativos da cidade são o Parque Unipraias e a roda-gigante, cada um localizado em uma extremidade da praia central. Ao longo da orla, dá para encontrar vários restaurantes de diferentes culinárias. Mas, foi nas ruas de Balneário que jantamos uma ótima pizza tradicionalmente italiana no Jacaré Vermelho (Rua 3020, 60). Outras opções legais para se divertir em Balneário Camboriú incluem o Barco do Capitão Gancho, o Aquário, passeios de jet ski e o restaurante mexicano Guacamole.

Orla de Balneário Camboriú em 2009
Yoohoo!

Barco do Capitão Pirata

Começamos a longa viagem até Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, bem cedo! O trajeto descendo o litoral catarinense e entrando no litoral gaúcho é maravilhoso, com belas paisagens únicas no caminho. Chegamos no Acqualokos às 12h, e mesmo chegando duas horas após a abertura do parque, foi um dia excelente! O parque estava com um público muito tranquilo e sem nenhuma fila em qualquer atração. A mistura entre parque de diversões, parque aquático e fazenda é ótima, sendo possível ter diferentes tipos de diversão ao longo do dia. Lembra que eu estava animado para conhecer a La Inversa? Ela não decepcionou! A montanha-russa me deu algo que eu não sentia há algum tempo: medo! Ao fim do dia, assistimos ao belíssimo pôr-do-sol na praia principal de Capão da Canoa.

Montanha-russa La Inversa no Acqualokos

Chuá Mountain no Acqualokos

Voltamos para Florianópolis no dia seguinte pela manhã, em que aproveitamos para conhecer um pouco do centro da cidade histórica, começando pelo Armazém Rita Maria, uma fábrica histórica restaurada que tem uma Starbucks e restaurantes gourmet, e seguimos para marcos como o Mercado Municipal e a Figueira, uma árvore centenária que se esparrama por toda a praça. Recolhi todos os meus medos e comecei a andar na área destinada a pedestres da Ponte Hercílio Luz, a ponte pênsil símbolo da capital catarinense que foi recentemente restaurada. Pude reeditar algumas fotos de 2009, de quando fui pela primeira vez! O almoço e o começo da tarde foi no bairro Santo Antônio de Lisboa, com edificações coloniais e ótimos restaurantes de frutos do mar. Para terminar o dia, fomos até o Hard Rock Café no Villa Romana Shopping. Que lugar incrível!

Centro Histórico de Florianópolis
Mercado Municipal de Florianópolis

2023 no Mirante da Ponte Hercílio Luz
2009 no Mirante da Ponte Hercílio Luz

Almoço em Santo Antônio de Lisboa

Peguei meu voo de volta para o Rio de Janeiro com um belo sorriso no rosto! A 2023 Sol do Sul Tour foi a terceira vez que estive na capital catarinense, e sigo apaixonado por Florianópolis e suas belezas. Recomendo muito ficar na parte sul da ilha, que é mais tranquila e próxima ao aeroporto e ao centro. Essa viagem serviu para abrir 2023 de maneira linda, e foi muito importante viajar com meus amigos. Foi a primeira vez que convivemos tanto tempo juntos, já que moramos em cidades separadas. Super aconselho, você, que está pensando em viajar, reunir uma galera e ir conhecer um destino do Brasil. Quem sabe esse não pode ser um teste para uma viagem maior e internacional? O céu é o limite e o sol sempre ilumina!

Quanto custa viajar para Santa Catarina?

Data: Janeiro de 2023

Período: 6 dias

Número de pessoas: 3

Custos:

1) Deslocamentos

Passagem aérea Rio de Janeiro-Florianópolis: R$ 500 (via Latam)

Gasto de gasolina: R$ 400

2) Hospedagem (dividido por 3)

5 noites na Pousada Altas Natureza em Florianópolis: R$ 505

1 noite no Hotel Serramar em Capão da Canoa: R$ 142

3) Ingressos e passeios

Acqualokos: R$ 75

Allespark: R$ 60 (ingresso promocional com Vila da Neve)

Beto Carrero World: R$ 190

Cascaneia: R$ 60 (ingresso estudante)

Parque Unipraias: R$ 180 (combo Teleférico + Yoohoo + Ziprider)

4) Diversos

Comida: R$ 600

TOTAL (por pessoa): R$ 2.110,00 (custos 1 à 3) + R$ 600,00 (custo 4) = R$ 2.710,00​

Roteiro:

26/jan - Chegada em Florianópolis / Praia do Campeche

27/jan - Beto Carrero World / Allespark

28/jan - Cascaneia / Balneário Camboriú + Parque Unipraias

29/jan - Acqualokos

30/jan - Centro Histórico de Florianópolis + Ponte Hercílio Luz + Hard Rock Café

31/jan - Santo Antônio de Lisboa / Retorno ao Rio de Janeiro

​"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez"