Perguntas frequentes de Coney Island
Com certeza você já ouviu que um lugar é o “berço” de algo. Por exemplo, alguns historiadores falam que a Mesopotâmia foi o “berço da civilização”. No mundo dos parques de diversões, podemos dizer, sem medo de errar, que o berço dos parques de diversões modernos foi a região de Coney Island, na cidade de Nova York. A península no Brooklyn, de 1880 à Segunda Guerra Mundial, concentrou o maior entretenimento já visto pela população estadunidense. Três parques de diversões e outros estabelecimentos menores disputavam a atenção dos turistas, e deles saíram muitas inovações que foram importantes para os parques que conhecemos hoje. Muitos anos depois, Coney Island segue divertindo os nova-iorquinos, com dois parques de diversões: o novo Luna Park e o histórico Deno’s Wonder Wheel Park.
Luna Park
O Luna Park foi inaugurado em 2010 com a promessa de ser um revival do original Luna Park. Sendo operado pela fabricante de brinquedos italiana Zamperla, o parque é cheio de brinquedos radicais, familiares e infantis - é praticamente impossível alguém não se divertir dentro do parque! Cheguei no Luna Park através do metrô, que tem a estação “Coney Island - Stillwell Av” como ponto final das linhas N e Q. Da estação, são 10 minutos andando até o portão principal do parque, localizado à direita da montanha-russa histórica Cyclone.
Existem duas maneiras de brincar no Luna Park: comprando uma pulseira que dá acesso ilimitado às atrações por quatro horas ou pagando por atração. Como queria aproveitar o máximo, comprei a pulseira e corri para a Cyclone, montanha-russa de madeira que está de pé desde 1927. A Cyclone é um patrimônio histórico da cidade, e por ser tombada, precisa funcionar da exata maneira que funcionava há anos atrás. Assim, a montanha-russa tem o “moço-do-freio”, isto é, um funcionário que puxa uma alavanca para frear o trem quando ele chega na estação!
O trem da Cyclone é bem curtinho e quando ele começa a fazer o percurso da montanha-russa, você está entregue a um passeio muito radical e cheio de emoção! A Cyclone bate como qualquer outra montanha-russa de madeira, mas o trem alcança uma velocidade de quase 100 km/h, parecendo que está desgovernado! Devido às travas usadas, é até possível sentir airtime (a sensação de levitar do banco) em alguns pontos da Cyclone! Uma experiência incrível!
Com o tradicional hábito de ir em todas as montanhas-russas primeiro, a próxima parada foi a The Tickler, que é um modelo bastante presente nos parques dos Estados Unidos. Seu percurso é bom, e os carros giram o suficiente para te fazer rir - não é à toa que várias caras sorridentes estão presentes ao longo do percurso da The Tickler! A vista dela da praia também é maravilhosa, e como ela não é muito rápida, dá para apreciar um pouco!
O Luna Park é dividido em três grandes áreas: a primeira, onde ficam a Cyclone, a The Tickler e vários brinquedos; a segunda, que se chama ScreamZone e tem brinquedos somente extremamente radicais, e a terceira, o Steeplechase Park, onde fica a montanha-russa Thunderbolt, a antiga torre do Parachute Jump e o tombado B&B Carousel. A vontade de aproveitar os brinquedos da primeira área era grande, mas a vontade de ir na Thunderbolt era maior, então segui pelo calçadão de Coney Island até chegar na montanha-russa.
A Thunderbolt é uma montanha-russa que faz tributo à original Thunderbolt, que permaneceu no mesmo local até 2000, quando foi demolida. São 4 inversões, uma velocidade de 90 km/h, uma subida vertical em 90° e uma altura de 35 metros. Lendo isso até parece que é uma montanha-russa radical “normal”, mas a Thunderbolt é MUITO AGRESSIVA! Seus trens possuem além da trava de colo, duas alças (como se fossem de mochila!) que ajudam a prender seus ombros.
Essas duas alças existem porque a Thunderbolt alcança 4,3 vezes a força da gravidade - em cada inversão, curva ou colina, você é arremessado para frente com tudo, fazendo essa montanha-russa ser uma das experiências mais assustadoras da vida! Definitivamente, o Luna Park tem em suas mãos uma máquina de gritos e surpresas!
A adrenalina já estava lá no alto mesmo, então a próxima parada foi a ScreamZone, mais especificamente a montanha-russa Steeplechase. O destaque dela são os assentos em forma de cavalos! Você fica montado como se fosse em um de verdade e é lançado a 60 km/h em apenas 2 segundos! Depois, você só fica curtindo as curvas e pequenas quedas da montanha-russa, sendo uma experiência bem divertida!
Algumas montanhas-russas tem uma reputação ruim em qualquer lugar do mundo. A Soarin’ Eagle é uma montanha-russa voadora, mas os trens são conhecidos por serem extremamente desconfortáveis. De fato, ela parece uma engenhoca: a subida é em espiral, e os trens você entra já em diagonal, inclinado! Entretanto, não achei ela tão ruim assim, viu? Estranha? Com certeza! Mas eu achei bem legal e divertida a experiência!
Outros brinquedos da ScreamZone eram a roda-giratória Endeavor, um brinquedo super radical em que você é girado no ar na diagonal e na vertical, e a torre de queda livre Astrotower, com 41 metros! O Luna Park ainda opera uma pista de kart grandinha, paga à parte. Apesar de amar velocidade, não era na pista que queria experimentá-la. Quando vi o Zenobio girando, é óbvio que arrastei meu amigo para ir comigo.
O Zenobio é um brinquedo gigantesco em formato de “I”, com assentos nas extremidades, que gira em movimento circular. Essa máquina maluca alcança 40 metros e 96 km/h em giros, e são MUITOS giros! Fiquei com medo de enjoar, mas não foi dessa vez! O Luna Park também tem um Slingshot, um estilingue que te joga 45 metros para cima em uma velocidade de 145 km/h. Sigo aguardando o dia que vou num desses.
De volta à primeira área do Luna Park, comecei a ir nos brinquedos que tinha deixado para trás. O primeiro foi o Atlantic Aviator, um Super Air Race que eu estava morrendo de curiosidade para saber como era! A emoção é enorme - quando o brinquedo sobe e você fica girando lá de cima, é como se você estivesse em um avião desgovernado por cima de Nova York! Uma visão incrível! Fiz de tudo para não ficar enjoado - já que fico sempre enjoado nesse tipo de brinquedo - e foi uma experiência inesquecível! Sem dúvidas, é a versão do Air Race mais divertida!
Outra atração que adorei foi o Clockworkz, um brinquedo em que diversos braços rodam em formato de “Z” dando uma sensação forte e constante de frio na barriga! A melhor parte do Clockworkz é quando ele chega no topo e começa a cair para girar de novo. Perto dele, o Luna Park tinha mais giros a oferecer: o ElectroSpin, um brinquedo em formato de disco que percorre o trilho em formato de U - ainda não me acostumei quando o disco chega perto do fim do trilho e você não vê mais trilho algum - sempre me dá impressão que o disco vai sair e cair!
Como o Luna Park é um lugar muito propício para você resgatar seu espírito de criança, não deixei de ir na Circus Coaster - uma montanha-russa infantil mas bem divertida! Inclusive, é nessa área que também ficam todas as atrações infantis - que são muitas! As melhores são o Coney Clipper, barco pirata; o Lynn’s Trapeze, chapéu mexicano, e a Coney Tower, uma pequena torre de queda livre.
Antes de ir embora, queria ver mais uma vez o Luna Park do alto. Nada melhor que o Brooklyn Flyer, uma torre de cadeiras suspensas de apenas 30 metros de altura que faz você ver todas as luzes de Coney Island cintilando aos seus olhos. Lindo demais! A última atração do Luna Park foi o Luna 360°, um pequeno frisbee que parece inofensivo, mas é extremamente forte.
A alimentação do Luna Park é típica de parque de diversões, sendo unicamente fast-food. Eu tinha comprado um vale alimentação no site, e eu escolhi o cachorro-quente do Nathan’s como refeição. Para quem cresceu com os podrões do Rio de Janeiro, um cachorro-quente que é somente pão e salsicha chega a ser decepcionante, mas os locais adoram! Outras opções são hambúrgueres, batata-frita, pizza e os deliciosos funnel cakes.
É muito importante chegar cedo no Luna Park, para pegar o mínimo de fila nos brinquedos. Caso queira pegar o pôr-do-sol e o começo da noite, chegue às 16h/17h que também será perfeito para aproveitar bastante. Aqui, não há tematização ou cenários para prestar atenção, somente a pura diversão dos muitos brinquedos.
Deno’s Wonder Wheel Park
Espremido entre as seções do Luna Park, o Deno’s Wonder Wheel Park é o único sobrevivente da primeira época de ouro de Coney Island, no início do século XX. Inaugurado em 1920, sua primeira e única atração por muito tempo foi a Wonder Wheel, uma roda-gigante fabricada pelo engenheiro romeno Charles Hermann. A partir de 1983, um imigrante grego chamado Denos Vourderis salvou a roda-gigante de ser demolida, restaurando-a e adicionando mais brinquedos ao seu redor.
A maior parte dos brinquedos do Wonder Wheel Park são infantis, sendo a grande maioria carrosséis dos mais diversos tipos: caminhões de bombeiro, pôneis, carros de corrida, barcos, motocicletas, jipes, aviões e até dragões! O parque também possui duas montanhas-russas exclusivas para crianças, a SkyFlyer e a SeaSerpent.
Passando por uma rampa embaixo da Wonder Wheel, que dizia “MAIS BRINQUEDOS AQUI” , dava para acessar os fundos do parque, em que ficava a entrada da roda-gigante, o trem fantasma Spook-a-rama (muito parecido com o do Parque Shanghai, inclusive), o bate-bate e o Thunder Bolt, um brinquedo estilo amor express, mas com cada gôndola sendo suspensa no ar enquanto ele gira! Quem jogou Rollercoaster Tycoon 3 com certeza irá se lembrar desse brinquedo - o visual é o mesmo! O Deno’s Wonder Wheel ainda mantém o Astroland Rocket, um brinquedo do parque que permaneceu em Coney Island antes do atual Luna Park.
A grande estrela do parque pode ser a Wonder Wheel, porém a novíssima montanha-russa Phoenix tem o potencial de dividir esse estrelato. Uma excelente atração familiar, sua experiência é uma das mais gostosas de toda a Coney Island! Dá vontade de repetir várias e várias vezes. Fomos um dos primeiros a experimentar a Phoenix, já que ela só tinha inaugurado há um mês!
O restante do Deno’s Wonder Wheel Park (e de toda Coney Island) são diversos jogos de sorte e de habilidades. Quem tem experiência nesse tipo de atração (eu não) com certeza irá se divertir até o fim da noite e sair com muitos prêmios! Para quem quer curtir mais a região, o calçadão concentra grupos culturais e festas a céu aberto.
A noite mágica em Coney Island foi encerrada com um belíssimo show de fogos, que acontece durante os meses de verão. Preciso dizer que a sensação de assistir a uma queima de fogos na cidade de Nova Iorque é algo que toca demais o coração. Feche os olhos e tente se imaginar em Coney Island, com as luzes, os brinquedos e os fogos explodindo no céu.
A sensação é de que você conquistou o mundo, e a cidade está festejando junto com você - a alegria que quer sair de dentro de você é algo mais brilhante que a lua! BOOM! BOOM! BOOM!
---
Perguntas frequentes:
Onde fica o Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Coney Island é uma região onde fica o Luna Park e Deno's Wonder Wheel Park, em New York City, Estados Unidos.
Como chegar no Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Os aeroportos mais perto do Luna Park são os aeroportos da cidade de Nova York (NYC). A melhor maneira de chegar em Coney Island é via metrô - saindo do centro de Manhattan, são 1h e 10 minutos de viagem até a estação Coney Island - Stillwell Avenue. Pegue a linha N na estação Times Square em direção à Coney Island.
Quais são as melhores atrações do Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Cyclone, Thunderbolt e Phoenix.
Quais são os melhores meses para visitar o Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Abril a Junho e Setembro a Novembro.
Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Cyclone / Tickler / Circus Coaster / Steeplechase / Soarin’ Eagle / Thunderbolt / Astrotower / Endeavor / Zenobio / Brooklyn Flyer / Atlantic Aviator / Clockworkz / ElectroSpin / WonderWheel / Phoenix
Qual é a melhor dica para o Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Não deixe de aproveitar as montanhas-russas a noite em Coney Island! A experiência se torna muito mais mágica e você verá as luzes passando como estrelas coloridas brilhantes nos seus olhos. Aproveite também toda a agitação do calçadão. Caso queira pegar uma praia, chegue pela manhã!
Que tipos de comida estão disponíveis no Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Fast-food americano. Um dos destaques são a pizza do Al Cavallino e as Chili Cheese Fries do Half Moon Food Court. Não deixe de experimentar o funnel cake de Coney Island!
Quanto custa o Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
A pulseira que dá acesso ilimitado aos brinquedos do Luna Park custa aproximadamente USD 62 (R$ 320). No Deno’s Wonder Wheel, paga-se por brinquedo. As pulseiras do Luna Park não são aceitas no Deno’s Wonder Wheel Park.
Qual é a duração das filas no Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Tranquilas (-30min) a moderadas (+60min).
Qual é o site do Luna Park / Deno’s Wonder Wheel Park?
Comentários