top of page

VEJA TODOS OS MEUS
DIÁRIOS DE VIAGEM

Registrei cada passo das minhas viagens em um grande relato - cada viagem tem um nome especial!

Dollywood


Na parte leste do Tennessee fica Pigeon Forge, uma cidadezinha à beira das Smoky Mountains na cordilheira dos Apalaches. Foi colocada no mapa turístico dos Estados Unidos graças à cantora Dolly Parton, nascida na região e ícone da música country. Dolly desenvolveu vários negócios que impulsionaram o desenvolvimento, entre eles um dos melhores e um dos mais bonitos parques temáticos do mundo, o Dollywood.

Dollywood Entrance

Construído na montanha, o Dollywood carrega surpresas desde o momento que você desbrava pelos diferentes níveis de estacionamento graças ao relevo irregular e cheio de ondulações. O parque parece estar distante, e a cena dos brinquedos ao longe no vale era como um conto de fadas nas montanhas. Os lotes de vagas tinham nomes de elementos da história de Dolly Parton, como “Applejack” e “Cotton Candy”.

Nosso dia começou com emoção e palpitação. Meu amigo esperava o resultado de um processo seletivo, e enquanto ele havia se retirado num canto isolado do parque aguardando a ligação, eu fui direto aproveitar a Lightning Rod, uma das montanhas-russas mais icônicas dos Estados Unidos. Motivo? Ao invés de uma subida de corrente, você é lançado, e todo o percurso ocorre na floresta! Infelizmente, a Lightning Rod estava em manutenção na nossa chegada, e como eu queria aproveitar o resto do parque com o meu amigo, eu não arredei o pé dali até ela começar a funcionar. Coincidência ou não, ela voltou a funcionar no instante em que meu amigo havia recebido uma excelente notícia! Aproveitamos várias vezes seu percurso extremamente sensacional e radical! Bruta e emocionante na medida certa!

Lightning Rod, Dollywood
Lightning Rod, Dollywood
Lightning Rod, Dollywood

Como estava muito quente, encaramos o Smoky Mountain River Rampage, uma corredeira tranquila mas com pontos que molham interessantes. Aproveitamos também para visitar os brinquedos clássicos de parque de diversões na área County Fair, e fomos em um velho conhecido para quem jogava Rollercoaster Tycoon 3, o Skyrider. Aproveitamos e também vimos o Heartsong, filme que conta a história de Dolly Parton nas Smoky Mountains e conta com um lindo teatro. Ao lado do Heartsong, fica a estação da magnífica locomotiva Dollywood Express, um trem de 1940 alimentado a carvão, seguindo os mesmos moldes dos tempos passados. Andar nela foi como viajar no tempo. Como ficamos na frente do trem, foi interessante ver a fuligem vindo em nossa direção. Nunca havia experimentado algo assim!

Smoky Mountain River Rampage, Dollywood
Smoky Mountain River Rampage, Dollywood
Smoky Mountain River Rampage
County Fair, Dollywood
County Fair, Dollywood
County Fair, Dollywood
County Fair, Dollywood
Brinquedos da área County Fair
Dollywood Express
Dollywood Express

A Dolly é a mente criativa do parque até os presentes dias, isto é, todo o processo temático das atrações vem da cabeça dela, principalmente dos sonhos. Por ela querer sempre o Dollywood com a sua cara, ela mantém uma réplica da casa dela nas montanhas de quando era criança. Mais uma experiência de viajar no tempo! Simplesmente sem preço! É muito legal ter um toque pessoal dentro de um parque temático. Não é algo muito comum, a última vez que vi algo assim foi ver de longe o quarto do Walt Disney na Disneyland, em uma área em que o público não tem acesso.

Muito do Dollywood replica uma cidade do interior do Tennessee, e podemos ver elementos típicos como celeiros, igrejas, vivendas de pássaros, estábulos, etc. Por falar nesses itens de fazenda, um balanço gigante, o Barnstormer é um dos brinquedos mais divertidos do parque, e seu frio na barriga é muito diferente e maior do que estamos acostumados em um barco pirata, por exemplo.

Barnstormer, Dollywood

Tem uma joia dentro do Dollywood chamada Blazing Fury, que é uma montanha-russa caseira criada pelo próprio pessoal de construção e manutenção do parque. Não espere algo super emocionante, mas repare como era a construção de brinquedos no escuro na década de 70. A atração conta a história de um fogo arrasando uma antiga cidade e os moradores têm que fugir. Tudo muito simples, mas ainda assim algo para ser apreciado com cuidado em meio a velocidade e dinamites (rs) do percurso!

Blazing Fury, Dollywood
Blazing Fury, Dollywood

Como o Dollywood fica praticamente dentro das árvores, todas as montanhas-russas são verdadeiras experiências exploratórias nas Smoky Mountains. A Tennessee Tornado foi customizada para que as inversões fossem algo incrível e que proporcionasse várias sensações de quase-batida no cenário natural. São 3 inversões e uma velocidade animal de mais de 100 km/h em um percurso que faz você sentir até 4 vezes a força da gravidade!

Tennessee Tornado, Dollywood

Um dos meus animais favoritos é a águia, e o Dollywood construiu uma montanha-russa com uma águia gigante na entrada! Vocês podem imaginar como eu me senti? Parecia algo como a águia da Portela (sambistas do Rio de Janeiro irão entender)! A Wild Eagle tinha o diferencial dos assentos serem paralelos ao trilho, dando a real impressão que estamos flutuando pelas copas das árvores. Mesmo com 4 inversões, é uma daquelas montanhas-russas que dá para andar várias e várias vezes, sem cansar.

Wild Eagle, Dollywood
Wild Eagle, Dollywood
Wild Eagle, Dollywood

Como todo mundo merece brincar, o Dollywood fez a Firechaser Express, uma montanha-russa de vários lançamentos, para frente e para trás, com temática de bombeiros. O mais legal nela é que você passa por trilhos que se movem e trocam de lugar, efeitos especiais de fogo e fumaça, e quedinhas muito boas que te fazem sorrir o tempo todo! Realmente para toda família!

Firechaser Express, Dollywood

Antes de chegar na área mais nova do parque, encontramos a Mystery Mine, uma montanha-russa parte no escuro, parte ao ar livre, que é EXTREMAMENTE FORTE. Tem tudo que tem direito: uma subida na vertical, projeções, momentos no escuro, curvas e inversões com intensa força da gravidade e quedas de gerar um frio na barriga absurda. Tudo isso num espaço pequenino, com uma temática absurda de incrível, deixando você realmente imerso numa mina abandonada e cheia de mistérios.

Mystery Mine, Dollywood
Mystery Mine, Dollywood
Mystery Mine, Dollywood

Um pouco mais à frente, a Drop Line despencava quem a encarava de 66 metros de altura! O cenário visto do topo da torre era um dos mais bonitos que eu já vi, especialmente pelo formato circular do Dollywood dentro do vale das Grandes Montanhas Fumegantes. A torre é um show de emoção, especialmente pela queda ser extremamente surpresa e acontecer em momentos aleatórios.

DropLine, Dollywood
DropLine, Dollywood

Ao ladinho dela, fica a montanha-russa infantil WhistlePunk Chaser, ideal para todos os pequenos, e para gente grande, a Thunderhead compre com louvor o papel de ser uma montanha-russa de madeira de alta velocidade, curvas intensas, e um percurso de fazer chegar na estação respirando forte. Alguns assentos oferecem mais agressividade do que outros, especialmente na parte de trás. Precisa-se tomar cuidado com os joelhos.

Thunderhead, Dollywood
Thunderhead, Dollywood

Depois de terminarmos todas as montanhas-russas, fomos até a lanchonete Grist Mill perto do Barnstormer e compramos o famoso Cinnamon Bread, uma iguaria que os estadunidenses vêm de todo canto do país para provar. Nada mais é do que uma versão encorpada da nossa rabanada. Não esperava mesmo comer uma super rabanada nos Estados Unidos. Aliás, toda a gastronomia do Dollywood é um ponto altíssimo do parque, com a maior variedade de produtos que já vi dentro de um parque temático. O importante é que nos deliciamos enquanto assistimos um show country raiz do interior do Tennessee. Eu pensava que conhecia a música country… depois desse show, eu vi que não conheço nada!

Cinnamon Bread, Dollywood
Cinnamon Bread

O fim do dia foi na lindíssima área de Wildwood Groove, que foi concebida através de um sonho que a Dolly Parton teve quando era criança. O ícone central da área é uma linda árvore cheia de borboletas, e que durante à noite, ganha vida brilhando com cores incríveis! A maior parte dos brinquedos são para toda família, como o Great Tree Swing (barco), o The Mad Mockingbird (carrossel voador giratório), a Treetop Tower (gôndolas suspensas) e a maravilhosa montanha-russa Dragonflier, que tem uma velocidade que eu amei! Andei nela no fim da noite, e foi um excelente último brinquedo!

Wildwood Grove, Dollywood
Wildwood Grove, Dollywood
Wildwood Grove, Dollywood
Wildwood Grove, Dollywood
Wildwood Grove, Dollywood
Wildwood Grove, Dollywood

Antes de ir embora, acabei de chorar no Dollywood's Sweet Summer Nights 3D Drone & Fireworks Show, em que drones coloridos patrocinados pela Intel iluminaram o céu com figuras referentes ao Dollywood, à Dolly e à música no geral. Parecia que as músicas foram propositalmente escolhidas para tocar meu coração! Os desenhos eram sensacionais, e eu assistia atentamente sem nem piscar. Os fogos de artifício também contribuíram para um clima absurdo de especial.

Dollywood's Sweet Summer Nights 3D
Dollywood's Sweet Summer Nights 3D

Após o show, parecia que eu tinha recebido uma bomba de felicidade por ter vivido um dos dias mais mágicos e perfeitos que tive dentro de um parque temático. Não consegui encontrar qualquer defeito no Dollywood, sendo o único parque tecnicamente perfeito que já fui até hoje. Todo o ambiente do parque, os brinquedos e shows, a alimentação e os seus colaboradores são uma combinação infalível de diversão e alegria. Você se sente super incentivado para levar uma lembrança da gigantesca loja na saída (eu trouxe uma pequena águia!).


---

Perguntas frequentes:

 

Onde fica o Dollywood?

O parque temático Dollywood fica em Pigeon Forge, Tennessee, nos Estados Unidos.

 

Como chegar no Dollywood?

O aeroporto mais perto do Dollywood é o Aeroporto de Knoxville (TYS). Para chegar a Pigeon Forge, cidade do Dollywood, de qualquer ponto de Knoxville, use preferencialmente carro. Uber pode recusar a corrida por conta da distância. Se você preferir chegar de carro, Pigeon Forge fica 4h de distância de Atlanta, cidade do Six Flags Over Georgia, ou Charlotte, cidade do Carowinds.

 

Quais são as melhores atrações do Dollywood?

Lightning Rod, Mystery Mine e Wild Eagle.

 

Quais são os melhores meses para visitar o Dollywood?

Abril a Junho e Setembro a Novembro.

 

Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Dollywood?

Lightning Rod / Thunderhead / Mystery Mine / DropLine / Dragonflier / Wild Eagle / Firechaser Express / Tennessee Tornado / Blazing Fury / Barnstormer / Dollywood Express / Skyrider / Heartsong / River Rampage

 

Qual é a melhor dica para o Dollywood?

Assim que abrir o parque, corra para a Lightning Rod! A montanha-russa é a melhor atração do Dollywood e costuma ser bem “temperamental” - tem horas que ela funciona e tem horas que ela está de parada técnica. Garanta sua ida nela o mais rápido que puder!

 

Que tipos de comida estão disponíveis no Dollywood?

Fast-food americano e italiano.

 

Quanto custa o Dollywood?

O passaporte de 1 dia é aproximadamente 90 dólares americanos (R$ 450). Caso você vá mais de um dia, considere a compra do ticket de dois dias, que sai mais em conta.

 

Qual é a duração das filas no Dollywood?

Tranquilas (-30min) a moderadas (-60min).

 

Qual é o site do Dollywood?

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


StormRunner.jpg

SE SENTIU INSPIRADO? VAMOS VIAJAR!

Conheça nossa agência de viagens!

Na Scream!, você encontra a forma que mais se adequa para você viajar: seja de excursão ou comprando um pacote! Te falei que dá para montar seu próprio pacote e comprar ingressos para os melhores parques espalhados pelo mundo? Ah, tem mais! Dá para você ter seu próprio roteiro personalizado!

bottom of page