top of page

VEJA TODOS OS MEUS
DIÁRIOS DE VIAGEM

Registrei cada passo das minhas viagens em um grande relato - cada viagem tem um nome especial!

Knoebels


Meu primeiro parque de diversão foi o aglomerado de cinco brinquedos no Campo de São Bento, um grande parque urbano na minha cidade natal, Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Se eu fechar os olhos, consigo voltar no tempo e perceber o Raphael de cinco anos animado para brincar no Carrossel, no Bate-Bate e nos Elefantinhos. Sujava o meu pé com a terra e o cascalho ao redor dos brinquedos, voltava para casa comendo algodão-doce e não via a hora do próximo dia chegar. Ali nascia minha paixão por parques. Mais de vinte anos depois, tive a oportunidade de reviver, aos 27 anos, uma viagem no tempo - no meio das florestas do estado da Pensilvânia.

Phoenix, Knoebels

O Knoebels nasceu em 1926, a partir de uma piscina (que existe até hoje) dentro da fazenda de Henry Knoebel. Com o passar do tempo, Henry foi adicionando brinquedos em sua propriedade, mas sem retirar o aspecto de fazenda do interior, e com o cuidado de não perder a personalidade inicial do lugar. O trabalho duro de Henry e sua família tornaram o Knoebels um dos principais parques de diversões dos Estados Unidos e um dos mais aclamados pela crítica, além de ser o maior do continente americano em que você não precisa pagar um passaporte de admissão.

Giant Wheel, Knoebels

A chegada no Knoebels é extremamente especial. Situado no interior das serras da Pensilvânia, o caminho até o parque é cheio de construções de fazenda, além de casas e estabelecimentos em cidades pequenas que você só vê em filmes. O Knoebels fica em uma dessas cidades, Elysburg, a uma hora e meia do Hersheypark. O portal de entrada do parque fica no meio da floresta, e quando você chega no estacionamento, não é visto asfalto, e sim grama e terra.

Knoebels entrance
"O terreno de Elysburg é principalmente suavemente ondulado, com algumas colinas íngremes na parte nordeste. Elysburg é principalmente residencial e agrícola, com algumas florestas. No censo de 2000, havia 3.937 pessoas, 1.746 domicílios e 1.188 famílias vivendo na cidade." -Wikipedia

O parque não tem portões, não tem catracas, e a primeira coisa que você vê é a roda-gigante e os imensos pavilhões para piqueniques e festas. A impressão que dá é que alguém achou um espaço na floresta e tacou brinquedos ali. Dispara seu coração ver que você entrou em um lugar completamente diferente daquilo que você espera de um parque de diversão.

Picnic, Knoebels
Pavilhões de piquenique

Ao trocar seu dinheiro por ingressos para os brinquedos, você recebe uma fita enorme cheia de tickets, como se ainda estivéssemos no século passado! Os brinquedos são espalhados aleatoriamente, e são muitos! Até pensei que teria um dia problemático visto que muitas atrações (algumas únicas, por sinal) estavam fechadas por conta da falta de funcionários devido a pandemia. Entretanto, o dia se revelou bem diferente!

Ride tickets, Knoebels
Simplesmente perfeito esses tickets!

Começamos nossa tarde na Twister, uma montanha-russa de madeira criada pelo próprio parque. Que atração maravilhosa! A Twister não é só rápida, mas tem um percurso muito desafiador, cheio de curvas entrelaçadas e gerando uma boa intensidade. O melhor de tudo: não treme! Repetimos bastante vezes, e a vontade era não parar, mas precisávamos conferir o restante do parque.

Twister, Knoebels
Twister, Knoebels

Explorando, passamos pela lendária Crystal Pool, lotada como num bom dia de verão. Além dela, vimos a incrível Flying Turns, a única montanha-russa de madeira em formato tubular do mundo, porém estava fechada devido a falta de funcionários. Uma pena, porém a vida é longa e com certeza estarei de volta ao Knoebels para saber como é andar nessa obra de arte!

The Crystal Pool, Knoebels
The Crystal Pool
Flying Turns, Knoebels
Já pensou como deve ser louco andar na Flying Turns?
Flying Turns, Knoebels

A Stratosfear é a torre de queda livre do parque, e é bem fortinha! Sempre imaginei que as torres de queda livre menores que as grandonas dão mais medo! Explico: pela seção de freios ser menor e a queda ser mais brusca, sem grandes avisos de quando vai acontecer - isso faz você sempre ser pego de surpresa!

Stratosfear, Knoebels
Stratosfear
Looper, Knoebels
O Looper é uma máquina de giros. Você senta e só fica rodando, rodando, rodando, como se fossem cambalhotas infinitas!
Tornado, Knoebels
No Tornado, você tem o giro principal do brinquedo e o giro do assento. Só para quem é forte de estomâgo!
Tumbling Timbers, Knoebels
Mais giros no Tumbling Timbers. Vai querer?
Knoebels antique car
O parque mantém verdadeiras peças de museu espalhadas pelo terreno. Olha esse carro antigo do Antique Cars, uma atração em que você pode dirigir carros de 1920!

Por falar em surpresa… nenhuma atração no mundo pode ser melhor a personificação dessa palavra do que a Phoenix. Considerada por mim, pelo povo, pela crítica especializada e em breve por você, como a melhor montanha-russa de madeira do mundo, é fácil identificar porque: ELA É UMA MÁQUINA DE EJEÇÃO! A PARTIR DA PRIMEIRA QUEDA, SEGURE PELA SUA VIDA, PORQUE NA PHOENIX NÃO TEM “SENSAÇÃO DE LEVITAR DO BANCO”... TEM VOCÊ PRATICAMENTE FICAR EM PÉ NO CARRINHO!

Phoenix, Knoebels
Phoenix, Knoebels
Essas pessoas estão segurando pela vida delas!
Phoenix, Knoebels
Ta aí o motivo de você voar! A trava de colo não é de colo, é de peito!
Phoenix, Knoebels
A Phoenix foi originalmente construída em San Antonio no Texas em 1947, seu nome sendo The Rocket. O Knoebels a transportou em 1985 para o seu presente local. É uma das melhores e mais famosas montanhas-russas do mundo.

Eu não podia acreditar no que era a Phoenix. Tive que andar diversas vezes, e em diversos lugares (no meio, a ejeção é maior!) para realmente acreditar naquilo que eu estava vivenciando. O Knoebels ressuscitou uma montanha-russa das cinzas e a transformou numa máquina absurda de surpresa, excitação e emoção. A fila da Phoenix ficava cheia o dia todo, e mesmo assim, encarava devido a sua operação mega rápida. Perfeição! Apenas perfeição!

Phoenix, Knoebels
Phoenix, Knoebels
Phoenix, Knoebels
Phoenix, Knoebels
Phoenix, Knoebels
Trem lindo, né?
Black Diamond, Knoebels
A Black Diamond é uma montanha-russa que mistura quedas curtinhas repentinas e TERROR!
Phoenix Junction, Knoebels
O Phoenix Junction tem as melhores opções de alimentação do parque!

A experiência na Phoenix fez a barra crescer muito para o Knoebels, mas quando finalmente entendi e entrei no espírito do parque junto com meus amigos, a euforia havia tomado conta de nós e nos divertimos como crianças em qualquer brinquedo que encontrávamos. Passamos pelo Giant Flume, um splash no meio das árvores, e pela experiência sensorial e sensacional do Cosmotron, um bicho-da-seda/amor express no escuro e com raios laser em um clima de boate absurdo!

Giant Flume, Knoebels
Giant Flume
Cosmotron, Knoebels
O Cosmotron é uma experiência quase-igual-mesmo-nível-de-insanidade à uma rave!
Paratrooper, Knoebels
Eu garanto que você sabe que brinquedo é esse!
Carousel, Knoebels
Carousel
Merry Mixer, Knoebels
Merry Mixer
Balloon Race, Knoebels
Balloon Race
De hora em hora, temos showzinho para crianças dos contos de fadas!

Um dos grandes orgulhos do Knoebels é a Haunted Mansion, um trem fantasma feito pelo próprio parque e que foi mundialmente aclamado quando inaugurado. A atração é tão única, que é a mais cara do parque! Os cenários são muito bem feitos e é tudo artesanal. Algo que você só poderia ver num parque de diversão familiar!

Haunted Mansion, Knoebels
Haunted Mansion
Haunted Mansion, Knoebels
Super Round-Up, Knoebels
O Super Round-Up é um mega rotor, um dos mais raros do mundo!
Paradrop, Knoebels
O Paradrop é um dos poucos modelos ainda vivos no mundo!
Galleon, Knoebels
Galleon
Você já brincou de controlar esses barquinhos?
Tilt-a-Whril, Knoebels
Tilt-a-Whril

Um riacho corta o parque, e em alguns prédios você pode ver marcações dos anos em que toda a área foi vítima de enchentes severas. O Knoebels exibe essas datas como um troféu, em que todos foram fortes o suficiente para superar as adversidades causadas pela água. Por falar em adversidades, o Downdraft é uma máquina louca que sobe e desce em alta velocidade enquanto gira! Parecia que eu estava numa batedeira! Muito louco, não sei como eu consegui sair desse brinquedo andando…

Flood level, Knoebels
ISSO É UMA ALTURA ABSURDA DE ÁGUA!
Downdraft, Knoebels
Downdraft
Downdraft, Knoebels

Já que estava turbinado por toda adrenalina do Downdraft, era a hora perfeita para encarar a Impulse. Cheia de inversões, essa montanha-russa é alegria do início ao fundo, e uma ótima oportunidade de vivenciar as forças G de maneira suave mesmo com a adrenalina! Um passeio extremamente gostoso que daria para repetir várias vezes, se não fosse a fila grande constante. Eu fico pensando o quanto uma montanha-russa dessa não seria legal no Brasil…

Impulse, Knoebels
Impulse, Knoebels

Certa vez, um certo filme (ou livro) chamado “As Vantagens de ser Invisível”, mostrou ao mundo uma das cenas mais lindas que eu já pude ver com os meus olhos. Três jovens, invisíveis a sociedade, andavam em um carro no meio da noite quando a música Heroes (David Bowie) tocou no rádio e os três absorveram a música, o momento e o vento em suas caras e disseram a célebre frase: “Eu me sinto infinito.”

Esse era o portal de entrada há muito tempo atrás, mas com o crescimento do Knoebels, hoje ele fica no meio do parque!

Fazendo um paralelo, e aqui estou me expondo de uma maneira bem íntima, eu era um dos invisíveis lá na adolescência. Amar parques de diversão nunca me tornou popular, pelo contrário - fui motivo de chacota e bullying durante todo meu ensino médio. Mas, tudo que podia fazer, há 10 anos atrás, era ver mapas, estudar onde cada parque estava localizado para sonhar em um dia visitar. De invisível, eu queria ser visível. Esse blog é uma das maneiras que encontro para tentar ser visível até hoje.

Flyer, Knoebels
No Flyer, você pode controlar sua própria direção de acordo com ovento!

O Knoebels é também, meio invisível. Aposto que você, leitor, não tenha ouvido falar dele até ler esse relato, ou pensava que ele era tipo um parque inalcançável. Não são muitas pessoas nos EUA que programam uma viagem de férias de família para o Knoebels. Mas, ele resiste, até hoje, com sua clientela fiel e com aqueles que amam com razão esse lugar.

Bumper Cars, Knoebels
Olha esse bate-bate super-mega-hiper vintage!

O dia era 31 de Julho de 2021 e eu estava subindo um teleférico (que morro de medo) em direção ao morro mais alto do Knoebels. Estava já no crepúsculo, e eu tinha como companhia meus amigos, a névoa e as luzes do parque no meu campo de visão. Eu estava lá. Eu e o Knoebels. Na paz do teleférico e das montanhas. No topo do mundo e o mundo aos nossos pés. Visíveis. Infinitos.

Skyway, Knoebels
A floresta no caminho até o topo do morro
Skyway, Knoebels

Eu nunca esquecerei esse momento. Era estranho como o Knoebels lembrava tanto o Campo de São Bento, e era como se várias versões do Raphael estivessem convivendo em uma ruptura do espaço-tempo e eu pudesse absorver a alegria de todas as gerações de Raphael (até agora): criança, adolescente e jovem adulto. Mais que um Castelo da Cinderela, eu tinha chegado ao interior da Pensilvânia nos Estados Unidos. Eu tinha ido longe demais. Ainda bem!

Skyway, Knoebels
RotoJet, Knoebels
É, os meus elefantinhos ficaram maiores no RotoJet!

Ainda em êxtase, nós três corremos para aproveitar os últimos minutos do parque e fomos brincar no Tilt-A-Whirl, girando sem parar, e encerrar toda diversão em inúmeras voltas repetidas na Phoenix. Ficamos até o último minuto, ficamos até começarmos a ouvir os corvos, as corujas e os morcegos da floresta se juntarem a nós.

Era muito difícil sair do Knoebels, e aproveitamos para tirar fotos naqueles brinquedos que infelizmente, não puderam nos divertir nessa visita como o Trapeze (chapéu mexicano), o Satellite (uma éspecie de kamikaze vintage), o Sklooosh (um splash gigante) e na roda-gigante Giant Wheel.

Power Surge, Knoebels
O Power Surge tem movimentos similares ao Move it, mas os assentos ficam para fora!
Satellite, Knoebels
Se você jogou Rollercoaster Tycoon 3, você conhece esse brinquedo!

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se divertir dentro do Knoebels. Desde mais de 20 brinquedos para crianças (incluindo montanha-russa!) até atrações radicais de tirar o fôlego e sentir a adrenalina tomando seu corpo, o parque é uma opção única de diversão. A culinária, como não podia deixar de ser, é 100% estadunidense e clássica de parques, como maçã-do-amor, algodão-doce, fast food, sorvete, pizza, chocolate e sorvetes. Até Starbucks (perto da Twister) temos!

Os funcionários do Knoebels estavam indo embora e desligando as luzes dos brinquedos e nós ainda estávamos lá. O nosso carro era o único ainda no estacionamento e estávamos vendo a hora que a polícia simplesmente ia aparecer e obrigar que fôssemos para estrada. Não precisava de tamanha brutalidade, apenas éramos jovens querendo ficar o maior tempo que fosse admirando nosso novo lugar favorito. Eventualmente, pegamos o carro em direção à floresta escura, e minha cabeça rodava pensando nas possibilidades que poderiam me levar de novo ao Knoebels no futuro.


---

Perguntas frequentes:

 

Onde fica o Knoebels?

O Knoebels fica em Elysburg, perto de Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos.

 

Como chegar no Knoebels?

O aeroporto mais perto do Knoebels são os aeroportos de Nova York (NYC). Saindo de carro do centro de Manhattan, são 3 horas até a cidade de Elysburg. Não é possível chegar no Knoebels de Uber/Lyft ou ônibus.

 

Quais são as melhores atrações do Knoebels?

Phoenix, Twister e Impulse.

 

Quais são os melhores meses para visitar o Knoebels?

Abril a Junho e Setembro a Novembro.

 

Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Knoebels?

Flying Turns / Phoenix / Fandango / Black Diamond / Twister / Stratosfear / Tilt-a-Whril / Cosmotron / Haunted Mansion / Looper / Power Surge / Satellite / Trapeze / Skyway / Impulse

 

Qual é a melhor dica para o Knoebels?

Deixe para ir na Impulse no fim do dia e aproveite tudo que o Knoebels tem a oferecer durante a manhã e à tarde. Se você chegar bem cedo, dá tempo até de ir na Crystal Pool, e aproveitar os brinquedos de água! Permita-se ser criança de novo e divirta-se!

 

Que tipos de comida estão disponíveis no Knoebels?

Fast-food americano. Procure comer na Phoenix Junction, o maior local de alimentação do parque. São muitas opções de saladas e sanduíches diferentes, além de deliciosos acompanhamentos. Fica ao lado da montanha-russa Phoenix.

 

Quanto custa o Knoebels?

O passe ilimitado de brinquedos é aproximadamente 50 dólares americanos (R$ 250).

 

Qual é a duração das filas no Knoebels?

Tranquilas (-30min) a moderadas (+60min).

 

Qual é o site do Knoebels?

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


StormRunner.jpg

SE SENTIU INSPIRADO? VAMOS VIAJAR!

Conheça nossa agência de viagens!

Na Scream!, você encontra a forma que mais se adequa para você viajar: seja de excursão ou comprando um pacote! Te falei que dá para montar seu próprio pacote e comprar ingressos para os melhores parques espalhados pelo mundo? Ah, tem mais! Dá para você ter seu próprio roteiro personalizado!

bottom of page