top of page

VEJA TODOS OS MEUS
DIÁRIOS DE VIAGEM

Registrei cada passo das minhas viagens em um grande relato - cada viagem tem um nome especial!

Dorney Park


Algumas imagens de sonhos de quando éramos mais novinhos ficam presas na nossa cabeça, como se fosse um constante lembrete de algo que temos que fazer no futuro. Me recordo que uma das fotos que mais amava quando era um parqueiro em treinamento, aos meus 15 anos, era de uma inversão que acontecia logo após a saída da estação. A montanha-russa em questão era toda verde, e o trem passava bem devagar - algo que desafiava a minha compreensão de como aquilo podia acontecer. Sete anos depois, eu estava em frente à Hydra: the Revenge e completamente animado para ficar de cabeça para baixo a pouquíssimos quilômetros/hora.

Dorney Park entrance

O Dorney Park é um parque temático que fica a menos de uma hora da cidade da Filadélfia, uma das maiores dos Estados Unidos. Aberto desde 1884, é um dos parques mais antigos dos Estados Unidos, e claro, passou por diversas transformações até chegar no que é hoje. Percebi que o Dorney é muito querido pelos locais porque mesmo em um dia chuvoso, tinha bastante público, e um público animado! Assim como o Kings Island, o Carnaval estava sendo celebrado.

Dorney Park
Dorney Park
Dorney Park

Apadrinhado pela turma do Snoopy, o Dorney Park tem um lindo carrossel (quem em 2021 comemorou 100 anos!) logo na entrada, que faz uma homenagem às atrações clássicas de parques de diversões. Apesar de achar tudo muito lindo, o que prendia mesmo minha atenção era a vontade de ir logo na Hydra! Corri para os fundos do parque (que não é muito longe) e ela ainda estava sem fila!

Carousel, Dorney Park

Em toda sua glória verde, a Hydra: the Revenge recebeu esse nome ao ser construída no mesmo local da antiga montanha-russa de madeira Hercules (na mitologia, a Hidra é um dos monstros em que Hércules precisa derrotar). Simbolizando as sete cabeças da Hidra, a Hydra faz você ficar SETE vezes de cabeça para baixo em um percurso super suave e confortável, o que faz você querer repetir a montanha-russa um monte de vezes!

Hydra: The Revenge, Dorney Park
Hydra: The Revenge, Dorney Park
A inversão em câmera lenta!

A Hydra é uma montanha-russa sem piso, isto é, seus pés vão soltos! Outro destaque do percurso é o loop de mergulho inclinado, um elemento presente em somente outras duas montanhas-russas do mundo! Essa monstrinha verde chega a 85 km/h de velocidade máxima e todo o hype que estava para fazer a inversão em baixa velocidade se confirmou, já que é uma sensação absurda de gravidade zero enquanto o trem fica de cabeça para baixo de forma tão lenta!

Hydra: The Revenge, Dorney Park
Hydra: The Revenge, Dorney Park
Hydra: The Revenge, Dorney Park

Como já estava aquecido e animado em ficar de cabeça para baixo, aproveitei e fui no Meteor, um cataclisma (similar ao que existia no Playcenter) que dava muitas voltas! Seus giros eram rápidos e fortes, e o momento mais horripilante era quando ele ficava parado no topo perpendicular ao chão. Apesar de sem fila, não era exatamente o tipo de brinquedo que repetiria.

Meteor, Dorney Park
Meteor, Dorney Park
Meteor, Dorney Park

À medida que explorava o Dorney, reparava nos brinquedos super divertidos que o parque tinha, mas mantinha meu foco em chegar na próxima montanha-russa. Prestes a fazer 100 anos, a Thunderhawk é uma montanha-russa de madeira restaurada, e de um percurso muito tranquilo que diverte toda a família! Dá para sentir algumas vezes a maravilhosa sensação de sair do banco!

Thunderhawk, Dorney Park
Todo o parque é bem arborizado!
Thunderhawk, Dorney Park
Thunderhawk
Thunderhawk, Dorney Park
É quase impossível enxergar o trem no meio de tanta madeira!
Thunderhawk, Dorney Park
Como a Thunderhawk (esquerda) é baixinha perante à Steel Force (direita)!
Thunderhawk historic sign, Dorney Park
É a mais antiga montanha-russa em operação da fabricante PTC no mundo!

Localizada no fundo oposto do parque, a Steel Force é uma hiper montanha-russa clássica, com várias colinas de airtime (a sensação de sair do banco) absurdas de altas e íngremes. A experiência dela é de tirar o fôlego! Após uma queda de quase 70 metros de altura, você é disparado em uma velocidade de 120 km/h em várias curvas e colinas que fazem você sentir toda atuação da gravidade na natureza.

Steel Force, Dorney Park
Steel Force, Dorney Park

Pude experimentar toda grandiosidade da Steel Force tanto na chuva quanto no tempo seco, e posso afirmar que ela é assustadora dos dois jeitos! Com o trilho molhado, o percurso fica ainda mais radical, e os pingos d’água na cara são como poderosas agulhas que insistem em ir na sua cara! A melhor parte da Steel Force são as cinco colinas finais. Uma das melhores experiências em hiper montanhas-russas que já tive!

Steel Force, Dorney Park
Steel Force, Dorney Park
As colinas de airtime!
Steel Force, Dorney Park

Antes de seguir para a próxima, parei para balançar no Revolution, um brinquedo bastante presente em muitos parques de diversões nos Estados Unidos. Seu balanço não é intenso como o Xtreme, que esteve alguns anos no Playcenter, mas dá para ter alguns “frios na barriga” pontuais. Mais uma opção que toda família pode ir!

Revolution, Dorney Park
Revolution, Dorney Park

Eu amo montanhas-russas de lançamento. Quando vi que no Dorney Park tinha um modelo de montanha-russa invertida bumerangue de lançamento, surtei! A Possessed é catapultada a 112 km/h várias vezes e sobe uma torre retorcida de aço absurda de assustadora! A queda de ré é fortíssima, e parece que você está sendo puxado com muita força de volta à Terra. Pertinho dela, fica o carrossel voador Cedar Creek Flyers.

Possessed, Dorney Park
Possessed, Dorney Park
Possessed, Dorney Park
Quando estiver em um parque, repare nas rodinhas do trem! Você provavelmente encontrará o nome do fabricante da montanha-russa!
Possessed, Dorney Park
Possessed, Dorney Park
Possessed, Dorney Park
Cedar Creek Flyers, Dorney Park

Como tinha voltado a chover, escolhi almoçar em uma das barraquinhas de diversos países que estavam presentes para o evento de celebração ao Carnaval e após, em um surto, entrei para a fila da Talon, a última grande montanha-russa que faltava. Ficando quatro vezes de cabeça para baixo, essa gigante laranja entrou para um grupo seleto de “montanhas-russas invertidas mais confortáveis que já andei” de tão macia e gostosa que era!

Talon, Dorney Park
Talon, Dorney Park
Essa inversão deixa o trem em gravidade zero!
Talon, Dorney Park

Seu percurso é extremamente criativo, passando por uma inversão de gravidade zero e momentos de pura euforia quando o trem passava perto de trilhos opostos! Seu subtítulo “Grip of Fear” (em português, “aperto de medo”) é perfeitamente colocado! Uma coisa que achei perfeita foi colocar camisetas que traziam a escrita “Fearless” para vender em frente à montanha-russa!

Talon, Dorney Park
A informação mais legal desse poster está embaixo: foram necessários 713 desenhos e 4.602 páginas de cálculos para trazer a Talon à vida!
Talon, Dorney Park

Depois de completar as montanhas-russas grandes, era hora de aproveitar o restante do Dorney Park. Após curtir o desfile de carnaval, passei pela queda enorme do WhiteWater Landing, e fiquei olhando meu amigo desafiar o Enterprise, uma roda-gigante que gira de forma inclinada e a sua trava dentro da cabine é somente a força da gravidade! O parque ainda conta com duas outras atrações aquáticas, o Thunder Creek Mountain (canal de troncos) e o Thunder Canyon (corredeiras), que estavam fechadas devido ao tempo chuvoso.

Enterprise, Dorney Park
Enterprise
WhiteWater Landing, Dorney Park
WhiteWater Landing
Grand Carnivale, Dorney Park
Grand Carnivale, Dorney Park
Grand Carnivale, Dorney Park

Os brinquedos clássicos do Dorney Park incluem roda-gigante, bate-bate, chapéu mexicano, barca pirata, musik express e o icônico Tilt-A-Whril, cadeiras giratórias que eu duvido que não vão te deixar enjoado! Além dos clássicos, o Dorney tem uma coleção invejável de brinquedos históricos, como o The Whip, o Monster, o Scrambler, os carros antigos do Road Rally e o trem Zephyr, uma miniatura de um dos modelos de trem mais icônicos dos Estados Unidos.

SeaDragon, Dorney Park
Monster, Dorney Park
Monster
Musik Express, Dorney Park
Musik Express
Scrambler, Dorney Park
Scrambler
Tilt-a-Whril, Dorney Park
Tilt-a-Whril
Road Rally, Dorney Park
Road Rally
Road Rally, Dorney Park
Zephyr, Dorney Park
Zephyr
Wave Swinger, Dorney Park
Wave Swinger

Por falar em história, o Dorney Park guarda algumas ligações com os parques brasileiros. Reparou que mencionei o Playcenter duas vezes nesse relato? Foi proposital! O Playcenter vendeu a Colossus para o Dorney Park, onde operou até 2008 e hoje está na Arábia Saudita. Além disso, o Demon Drop é o último exemplo da primeira geração de torres de queda livre funcionando no continente americano!

Alfundo historic sign, Dorney Park
Alfundo, o mascote original do Dorney Park
Repare na imagem 3! Era a Laser, a antiga Colossus do Playcenter
Nesse lugar ficava a Laser! Qual será a nova montanha-russa que vem para cá?

Um brinquedo igual ao Demon Drop, a FreeFall - A Torre do Terror, operou no Beto Carrero World. Está lembrado? Foi uma honra poder sentir a sensação dessa atração maravilhosa de novo! O mais legal de tudo é que ela está super conservada, e sinto que ela ainda pode operar por mais muitos anos! A Demon Drop operava com incríveis 9 cadeiras, sendo uma das operações mais ágeis de todo o Dorney Park!

Demon Drop, Dorney Park

O passado, representado pelo Demon Drop confrontava o presente, representado pelas torres de propulsão e queda livre Dominator. Você escolhe: ser lançado a 80 km/h ou cair em queda livre a 64 km/h? Minha sugestão: vá nas duas! A vida é muito curta para você não experimentar TUDO! Inclusive, para dar aquela relaxada no final, pode ir na Wild Mouse, uma montanha-russa familiar que dá pequenos giros, e no Kaleidoscope, um carrossel voador com gôndolas suspensas!

Dominator, Dorney Park
Dominator, Dorney Park

O Dorney Park é aqueles parques que eu chamo de “perfeitinho”. Pode não ter uma coleção invejável de montanhas-russas e shows absurdamente grandiosos, mas é um exemplo de conservação e operação. A alimentação também não deixa a desejar, com tudo sendo preparado de uma forma muito delicada, mesmo sendo fast-food. A cereja do bolo é que ele diverte todas as idades! Quer mais? Adjacente ao Dorney Park fica o Wildwater Kingdom, um imenso parque aquático!

Dorney Park
Dorney Park
Dorney Park

Terminei o dia celebrando o carnaval no evento Grand Carnivale, que surpreendentemente tocou músicas brasileiras! Com confetes e serpentinas para todos os lados, o momento foi especialmente tocante dado à saudade que eu estava do carnaval devido à pandemia de COVID-19. Sinceramente, um dia incrível tinha acabado de acontecer. Como de costume, eu e meus amigos fomos os últimos a saírem do parque.


---

Perguntas frequentes:

 

Onde fica o Dorney Park?

O Dorney Park fica em Allentown, cidade perto da Filadélfia, Estados Unidos.

 

Como chegar no Dorney Park?

Os aeroportos mais perto do Dorney Park são os aeroportos de Nova York (NYC) e Filadélfia (PHL). Saindo de carro do centro de Manhattan, são 2 horas até a cidade de Allentown, cidade do parque. Saindo de carro da Filadélfia, é 1 uma hora até Allentown. Não é possível chegar no Dorney Park de Uber/Lyft ou ônibus.

 

Quais são as melhores atrações do Dorney Park?

Steel Force, Hydra: The Revenge e Talon.

 

Quais são os melhores meses para visitar o Dorney Park?

Abril a Junho e Setembro a Novembro.

 

Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do Dorney Park?

Hydra: The Revenge / Steel Force / Thunderhawk / Revolution / Possessed / Dominator / Apollo / Meteor / Talon / Wild Mouse / Kaleidoscope / Demon Drop

 

Qual é a melhor dica para o Dorney Park?

Saia correndo até a Hydra: The Revenge ou até a Steel Force na hora em que o parque abre! Assim, você pode dar várias voltas na montanha-russa escolhida antes da fila encher de verdade! Reserve o Demon Drop para o fim da tarde!

 

Que tipos de comida estão disponíveis no Dorney Park?

Fast-food americano. Procure comer nas diversas lojas que ficam na rua principal do parque. A pizza da Amore Pizza é sensacional e extremamente gostosa!

 

Quanto custa o Dorney Park?

O passaporte é aproximadamente 40 dólares americanos (R$ 200).

 

Qual é a duração das filas no Dorney Park?

Tranquilas (-30min) a moderadas (+60min).

 

Qual é o site do Dorney Park?

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Valleyfair

Comments


StormRunner.jpg

SE SENTIU INSPIRADO? VAMOS VIAJAR!

Conheça nossa agência de viagens!

Na Scream!, você encontra a forma que mais se adequa para você viajar: seja de excursão ou comprando um pacote! Te falei que dá para montar seu próprio pacote e comprar ingressos para os melhores parques espalhados pelo mundo? Ah, tem mais! Dá para você ter seu próprio roteiro personalizado!