top of page

VEJA TODOS OS MEUS
DIÁRIOS DE VIAGEM

Registrei cada passo das minhas viagens em um grande relato - cada viagem tem um nome especial!

Parque Mutirama

Se aproximar do Parque Mutirama foi voltar ao passado. Ver uma roda-gigante clássica que um dia pertenceu ao Playcenter já na entrada do parque, foi um momento que remeteu ao século passado, época de inauguração de parques com visual clássico, como o próprio Playcenter, o Marisa, o Tivoli, o Shanghai, entre outros.

O Mutirama possui estacionamento gratuito, com um número de vagas considerável. Após a alguns problemas de desvio de dinheiro, a entrada do Mutirama finalmente foi construída e está em plena operação desde Outubro de 2015. No calçadão inaugurado em frente ao parque se localizam algumas casinhas cenográficas de qualidade duvidosa e alguns vendedores ambulantes de comida e balões. O novo portal de entrada possui formato neoclássico, mas é preenchido com plantas.

A primeira parte do Mutirama, a área azul, possuía a roda-gigante, o bate-bate, o tele combate, o tobogã e a estação do teleférico. O Teleférico opera com duas cabines por vez. O sentimento ao estar nessa área foi de um pouco de tristeza, já que um espaço imenso foi pouquíssimo aproveitado. Apesar disso, uma nova atração foi inaugurada nesse espaço: o Touro Mecânico.

Atravessando a primeira ponte, chega-se na área vermelha, onde fica localizado o autorama Volta ao Mundo, que possui uma estação bem tematizada como uma oficina velha, e seu percurso possuía uma parte representando cada continente, contendo uma escultura em cada. Além do Volta ao Mundo, a área vermelha era a unica parte do Mutirama em que poderia pegar o trenzinho, apesar desse ter duas outras estações na próxima área, a verde.

A estrela da área é a montanha-russa Super Jet, vinda do Playcenter. Extremamente suave e sem muitas tremedeiras, era a preferida de todas as idades. Aliás, o público do Mutirama era constituído em sua maioria de famílias com crianças pequenos, sendo poucos adolescentes vistos.

Próximo a Super Jet, encontrava-se a Mini-Montanha, uma brucomela que possui um trem único em todo o Brasil. Além deles, a área vermelha contava com um lindo Carrossel, mini Xicaras Malucas, Mini Splash e a Casa Mal Assombrada, um trem fantasma bastante avariado pelo tempo em seu interior, já que possuía cenários quebrados e partes da cobertura do teto faltando, deixando a mostra toda a estrutura de sustentação da atração.

É importante ressaltar que o Mutirama possui bebedouros com água gelada por todo o parque, e banheiros muito bem higienizados. Muitos brinquedos infantis ficam ao redor da Casa Mal-Assombrada, muitos dele ao estilo carrossel que sobe e desce. Destaque para o belo Carrossel e o Splash infantil, que talvez por ironia do destino, molha mais que o para adultos.

Atravessando a última ponte, chegava-se na área verde. O primeiro brinquedo a ser visto é o imponente Palácio Alhambra. Sua estação é uma livraria lotada de livros de verdade e possuía 3 cenários que pareciam completamente aleatórios para quem não conhece a história de Goiânia. Esses cenários também apresentavam avarias, como luzes queimadas e partes quebradas.

Logo ao seu lado, fica o Cine 4D, que já apresentava avarias em seu exterior. La dentro, os efeitos 3D eram praticamente inexistentes e os movimentos eram muito leves, não proporcionando emoção alguma. A sua frente, encontra-se o Bicho da Seda, um music express em que as lonas em cada carrinho não existiam mais.

Na área verde concentra-se a maior parte das opções de alimentação do Mutirama, que são precárias. Sem oferecer almoço, quatro barraquinhas com higiene duvidosa serviam lanches de fast-food. No fundo do parque, encontra-se a Torre, o Splash, o Barco Pirata e o Parque dos Dinossauros. Baixo, o barco do Splash oferecia travas de ombro altamente desconfortáveis, aliadas a uma tremedeira durante o caminho para queda e na queda, já que esses não possuíam água, inexplicável para uma atração aquática. Além disso, o visitante não ficava molhado de forma alguma, fazendo dele a pior atração que já vi em um parque de diversões.

Como visto na foto acima, o Splash do Mutirama é completamente bizarro. O Parque dos Dinossauros era um jardim que possuía algumas esculturas de dinossauros, além de um canal d'água, que infelizmente, estava seco.

A Torre, similar a do Parque Marisa, foi a agradável surpresa do parque. Em 2015, quando estava inicialmente em manutenção, me aproximei dela e fiquei observando seu painel de operação aberto. Ponto para a engenharia elétrica por criar algo tão maravilhoso! Quando ela foi posta em operação, senti um frio na barriga que não perde em nada para as torres gigantes do Brasil, já que é impossível saber em que momento ela irá cair. Infelizmente, sua aparência era meio precária, com muitas luzes quebradas.

Seu horário de funcionamento, das 9hs (fins de semanas e feriados) ou 10hs (Quinta e Sexta) até as 19hs, é perfeito para curtir tudo que o Mutirama oferece. Suas filas e operação são rápidas, com exceção a da Super Jet. Bastante arborizado, um dia inteiro no Mutirama é muito agradável para a família, sendo que o parque atrai também pessoas querendo fazer seus piqueniques para aproveitar a sua atmosfera. O Mutirama ainda contava com um sistema de som para música e avisos gerais.

Com preços populares (o ingresso custa 8 reais a meia e 16 a inteira), o Mutirama não é pesado para o bolso de forma alguma. Alimentação e souvenires são bastante baratos. Por ser público, o Mutirama está ainda acima da media de outros parques operados por Prefeitura ao redor do mundo. Entretanto, devido as avarias constatadas após apenas 2 anos de funcionamento, é preocupante pensar sobre o futuro do Mutirama daqui a 10 anos por exemplo. É importante torcer pelo melhor.


---

Resumão do Parque Mutirama:

Alimentação: Fast-food e doces.

Como chegar: Carro ou Uber são sempre opções, mas é possível chegar de transporte público através das linhas de ônibus espalhadas pela cidade.

Dica campeã: A partir das 15h é sempre mais divertido! O parque já está um pouco mais cheinho nesse horário, dessa forma não é necessário esperar muito para encher as atrações.

Filas: tranquilas (-30 min).

Melhores atrações: Musik Express, Super Jet e Torre de Queda Livre.

Melhores meses para visitar: Todos.

Preço: Gratuito

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Valleyfair

Comments


StormRunner.jpg

SE SENTIU INSPIRADO? VAMOS VIAJAR!

Conheça nossa agência de viagens!

Na Scream!, você encontra a forma que mais se adequa para você viajar: seja de excursão ou comprando um pacote! Te falei que dá para montar seu próprio pacote e comprar ingressos para os melhores parques espalhados pelo mundo? Ah, tem mais! Dá para você ter seu próprio roteiro personalizado!

bottom of page