top of page

VEJA TODOS OS MEUS
DIÁRIOS DE VIAGEM

Registrei cada passo das minhas viagens em um grande relato - cada viagem tem um nome especial!

La Ronde

Atualizado: 14 de jan.


Poucos parques temáticos ficam em locais extraordinários. A maioria normalmente fica no meio do nada, cheio de campos abertos em volta ou incrustados em cidades grandes. Um dos parques com uma localização icônica é o Cedar Point, na península de Sandusky, no estado estadunidense de Ohio. Estando em uma península, o Cedar Point é rodeado pelo lago Erie, um enorme corpo d'água. Um pouco mais ao norte, na cidade de Montreal, no Canadá, um outro parque temático também é abraçado pelas águas: o La Ronde, construído na Ilha de Santa Helena no rio São Lourenço.

Ponte Jacques-Cartier, La Ronde
Ponte Jacques-Cartier, o principal acesso ao La Ronde para quem vem de carro

Construído inicialmente para fazer parte da Feira Mundial de 1967, o La Ronde evoluiu para o segundo maior parque temático do Canadá. O domingo da minha visita estava ensolarado e com céu limpíssimo, perfeito para andar de montanha-russa e ir ao Grande Prêmio de Fórmula 1, que conjuguei junto com o dia da visita ao parque. Estava morrendo de medo de não dar para andar em tudo que eu queria, mas as poucas filas fizeram do dia um dos mais especiais da minha vida, em que pude viver duas das minhas maiores paixões intensamente.

La Ronde entrance

A entrada do La Ronde é linda, lembrando uma estação da França, país que foi o colonizador da região de Montreal (aqui, todo mundo fala francês!). Cheguei no parque bem cedo, antes dos brinquedos serem liberados. Quando deu 10:30 em ponto, corri para a Le Monstre, uma montanha-russa de madeira de duelo construída pela prefeitura de Montreal, sendo um presente ao parque.

La Ronde
"La Ronde", significa, em francês, "A Volta", em alusão ao formato do parque durante a Expo '67.
La Ronde entrance
Os detalhes da entrada do La Ronde são lindos!
Escultura da Expo '67, La Ronde
A escultura é remanescente da Expo '67!
La Ronde main street
Rua principal
Le Monstre, La Ronde
Esteja aqui assim que as cordas de liberação caírem às 10:30!

Infelizmente os trens estavam dessincronizados, mas as duas montanhas-russas que compõem a Le Monstre são uma experiência incrível e bem intensa a 96 km/h. O maior destaque da Monstre são as curvas extremamente inclinadas - parece que o trem vai sair do trilho! Outro ponto forte é que a vista do topo da Le Monstre já dispara o coração de tão linda! Ah, não pense que os circuitos são iguais, viu? Ambas as experiências tem suas características próprias!

Le Monstre, La Ronde
As melhores montanhas-russas de madeira do Canadá!
Le Monstre, La Ronde
Le Monstre, La Ronde

O La Ronde tem formato de “C espelhado”, o que pode dar um nó na cabeça na hora de elaborar como será o dia. Como a Le Monstre tem uma capacidade por hora bem baixa, a estratégia de começar o dia por ela deu certo, já que peguei ambos os lados sem fila. A Le Monstre fica bem no meio do “C” e após ela, segui para Goliath, subindo até o fundo do parque.

Le Monstre, La Ronde
Na Monstre, vimos o que seria o nosso principal contratempo: a falta de agilidade nas operações dos funcionários. Felizmente, o parque estava vazio!

A Goliath é uma hiper montanha-russa de apenas 55 metros de altura, mas que é uma máquina ejetora! Suas colinas fazem você levitar MUITO do banco, a fazendo ter uma das experiências mais divertidas que já vivi nesse tipo de montanha-russa. A brisa do rio São Lourenço ajuda o passeio a se tornar ainda mais agradável, com um vento super gostoso! Extremamente suave, é uma das melhores montanhas-russas de todo o Canadá.

Goliath, La Ronde
Goliath, La Ronde
Goliath, La Ronde
Não é lindo? É simplesmente maravilhoso ir na Goliath sentindo a brisa/ventania vinda do rio São Lourenço!
Goliath, La Ronde
Goliath, La Ronde
Repare o pessoal sendo ejetado!

Em frente à entrada da Le Monstre, fica os divertidíssimos Autos Tamponneuses, um bate-pneu! Ao redor dele, inúmeros jogos de sorte te esperam para ver se você consegue conseguir uma pelúcia gigantesca. Tenho zero habilidades para competir nessas coisas, então deixo para quem é profissional. Perto dali, seguimos em direção ao fundo do La Ronde, onde passamos pelo carrossel Le Galopant, remanescente da Expo ‘67. Os cuidados artesanais são lindos!

Autos Tamponneuses, La Ronde
Jogos, La Ronde
Le Galopant, La Ronde

Os fundos do La Ronde tem uma segunda entrada, para quem vem do estacionamento. Isso ajuda a não concentrar o fluxo de visitante em apenas um ponto, espalhando bastante o público. Os fundos tem uma tematização medieval, parecendo mesmo que você entrou em algum beco da Idade Média. A atração principal é a montanha-russa Ednör - L'Attaque, com trilhos invertidos. Infelizmente, a Ednör foi uma das piores montanhas-russas que já fui na vida. A minha cabeça batia nas travas de forma muito violenta, além da tremedeira surreal durante o percurso. A melhor parte da atração foi quando chegou nos freios!

Second entrance, La Ronde
Ednör - L'Attaque, La Ronde
Ednör - L'Attaque, La Ronde
Ednör - L'Attaque, La Ronde
Ednör - L'Attaque, La Ronde
Ednör - L'Attaque, La Ronde
Ednör - L'Attaque, La Ronde

Saindo da Ednör, fui até a próxima montanha-russa, a Dragon. Familiar, ela lembra muito a Montanha-Russa do Astronauta no Parque da Mônica! Cheia de efeitos especiais, a Dragon é uma ótima opção para todas as idades! Será que você consegue achar o dragão durante o passeio? A roda-gigante do La Ronde, a Gran Roue, é uma ótima oportunidade para você ver as lindas vistas do skyline de Montreal. Extremamente apaixonante.

Dragon, La Ronde
Dragon, La Ronde
Gran Roue, La Ronde
A Gran Roue fica escondida nas árvores - um cenário maravilhoso!
Gran Roue, La Ronde
Gran Roue, La Ronde
Vista do Parque Olímpico de Montreal e do Porto do alto da Gran Roue
Gran Roue, La Ronde
La Ronde do alto da Gran Roue

Saindo do fundo do parque e voltando para o meio, passa-se pelo Tour de Ville, um clássico chapéu mexicano e o Demon, um brinquedo sem limites que gira para todos os lados em movimentos de cambalhotas, que acontecem de forma reta ou na diagonal! Você simplesmente não sabe para onde está indo, e jamais conseguirá adivinhar qual será o próximo movimento bizarro do brinquedo. Eu amei, uma das melhores atrações do parque!

Tour de Ville, La Ronde
Tour de Ville, La Ronde
Tour de Ville
Demon, La Ronde
Demon, La Ronde
Demon

A praça em frente as arquibancadas do Lago e da entrada da Le Monstre concentra muitos brinquedos familiares e radicais típicos de parques de diversões nostálgicos: o Aqua Twist, uma atração de arminhas aquáticas; o Condor, uma torre giratória super nauseante; o Bateau Pirate, o tradicional barco pirata; o Tourbillon, cadeiras giratórias em alta velocidade que proporciona situações super engraçadas; Phoenix, um carrossel aéreo em que você pode controlar a direção do vento; e o Gravitor, um brinquedo radical que irá fazer o frio na barriga aumentar muito à medida que ele percorre um movimento circular em alta velocidade!

Phoenix, La Ronde
Phoenix
Condor, La Ronde
Condor
Bateau Pirate, La Ronde
Bateau Pirate
La Ronde carnival rides
Gravitor, La Ronde
Gravitor, La Ronde
Gravitor

Inspirada nas corridas de inverno nas montanhas, a Toboggan Nordique é uma montanha-russa de curvas agressivas mas que entrega uma experiência divertida para toda a família! Ao ladinho dela, fica o Splash, um enorme brinquedo aquático com uma onda absurda que molha quem está no barco e quem está fora!

Toboggan Nordique, La Ronde
Toboggan Nordique, La Ronde
Toboggan Nordique
Splash, La Ronde
Splash
Splash, La Ronde
O Splash é cheio de referências dos mares!

Para quem gosta de atrações radicais, um beco com três brinquedos entrega tudo que você precisa: a montanha-russa Boomerang vai e volta, fazendo você ficar seis vezes de cabeça para baixo, o pêndulo Manitou é uma gigante garra que balança em alta velocidade, e o Chaos dá inúmeros loopings, incluindo uma paradinha em baixa velocidade no topo!

Boomerang, La Ronde
Boomerang, La Ronde
Boomerang, La Ronde
Chaos, La Ronde
Manitou, La Ronde
Manitou

Uma das áreas temáticas mais lindas que já vi para crianças em um parque temático na América do Norte, a Pays de Ribambelle tem dez atrações muito divertidas para crianças. Uma das que se destacam é o Joyeux Moussaillons, um rio lento com barquinhos muito lindinhos, além da La Marche du Mille-pates, uma montanha-russa infantil que está no parque desde da época da Expo! Outros brinquedos são clássicos infantis, como o Grande Carrossel, totalmente desenhado à mão.

Pays de Ribambelle, La Ronde
Pays de Ribambelle, La Ronde
Pays de Ribambelle, La Ronde
Pays de Ribambelle, La Ronde
Pays de Ribambelle, La Ronde
Pays de Ribambelle, La Ronde
Grand Carousel, La Ronde
Grand Carousel

O extremo sul esquerdo do La Ronde concentra outra gama incrível de atrações. O grande destaque é a Vampire, uma montanha-russa invertida cópia dos modelos “Batman: The Ride” que se encontram em outros parques Six Flags. No La Ronde, a Vampire oferece uma experiência bastante confortável e emocionante, se tornando a minha favorita de todos esses modelos.

Route '67, La Ronde
Route '67
Route '67, La Ronde
Titan e Vampire vistos da Gran Roue
Le Vampire, La Ronde
Le Vampire, La Ronde
Le Vampire, La Ronde
Le Vampire, La Ronde
Le Vampire, La Ronde
Le Vampire

Uma das atrações que mais estava animado para ir, o pêndulo-frisbee gigantesco Titan, infelizmente estava fechada. Porém, o lançamento da torre de propulsão Orbite fez minha adrenalina subir enquanto curtia uma linda vista no Lago dos Golfinhos. Para quem gosta de música como eu, o Disco Ronde é um brinquedo semelhante ao Crazy Dance com ótimos efeitos de luzes e fumaça!

Titan, La Ronde
Titan
Disco Ronde, La Ronde
Disco Ronde
Orbite, La Ronde
Orbite

Para quem tem coração forte, o Vol Ultime faz você girar em cadeiras a 45 metros de altura! As cadeiras são presas por correntes, o que faz elas balançarem mais do que deviam quando tem uma leve brisa… Te garanto que é super radical! O melhor é aproveitar o coração acelerado e cheio de energia, e ir logo no estilingue Slingshot (eu não tenho coragem, o que é lamentável). Gosto de ir pelo menos no Vertigo, um braço com movimentos estilo Kamikaze, mas que os pés ficam livres no ar!

Vol Ultime, La Ronde
Você tem coragem de encarar o Vol Ultime?
Vol Ultime, La Ronde
O La Ronde é muito limpo e organizado!
Vertigo, La Ronde

Depois de um dia inteiro de diversão no La Ronde, que teve filas agradáveis durante todo o tempo, fomos comer. O parque é lotado de opções para alimentação, com muitas variedades (de fast-food). Como queríamos aproveitar ao máximo o poutine do Canadá, fomos até o Fort Edmonton, uma praça de alimentação localizada à esquerda da entrada do parque. Durante o pedido da comida, foi a primeira vez que tivemos um pouco de dificuldade em relação ao idioma. Alguns funcionários não sabem falar inglês, então recomendo que você aprenda pelo menos algumas frases prontas em francês para se comunicar ao básico!

Praça de alimentação, La Ronde
Saloon, La Ronde
Até Saloon temos!
Ponte Jacques-Cartier, La Ronde
Ponte Jacques-Cartier com o Orbite
Tour de Ville, La Ronde
Simplesmente amo essa foto... a paz e felicidade que ela me trás... te amo, La Ronde!

Para fazer a digestão da nossa janta (não estranhe o céu claro, em Montreal, no verão, o sol só some 22h!), ficamos passeando pela rua principal do La Ronde e encontramos um arcade (enorme, lotado de fliperamas e máquinas), além de lojas vendendo souvenires muito parecidos com os outros Six Flags. As arquibancadas que ocupam parte da rua são para o Festival Internacional de Fogos de Artifício de Québec, que ocorrem no lago do La Ronde. Países do mundo viajam até o parque para apresentarem apresentações de tirar o fôlego com fogos. O festival acontece no verão, comumente do fim do mês de junho até o início de agosto.

Arcade, La Ronde
Arcade
Souvenirs, La Ronde
Sou apaixonado por chaveiros!
Souvenirs, La Ronde
Lago dos Golfinhos, La Ronde
Arquibancadas para o Festival Internacional de Fogos de Artíficio

A área em torno do Ford Edmonton é bastante agradável, sendo praticamente um ode à tranquilidade e ao relaxamento. Sentamos em alguma das espreguiçadeiras que estavam disponíveis ali para poder apreciar nossos últimos minutos do parque, em que pudemos ver a movimentação ao nosso redor dos funcionários para executar o fechamento das atrações. Um momento raro e único que já tive em um parque de diversões: ver o tempo passar sem me preocupar com o horário de encerramento. Aproveitei para tirar fotos nos cenários lindos do La Ronde.

Fort Edmonton, La Ronde
Mó paz
La Ronde
O "Six Flags do Canadá" é INCRÍVEL!
La Ronde
Não consigo esconder a felicidade de um dos melhores dias da minha vida!

O La Ronde é uma das melhores atrações de Montreal. Os brinquedos do parque são super apelativos para todas as idades, com ótimas opções familiares, radicais e infantis. Chegando cedo e saindo nos últimos minutos, dá para fazer tudo que você deseja e ainda repetir! Tenho a lembrança do dia em que fui ao La Ronde com um dos dias mais sensacionais da minha vida, em que pude aproveitar duas coisas que mais amo de uma vez só: montanha-russa e Fórmula 1!


---

Perguntas frequentes:

 

Onde fica o La Ronde?

O La Ronde fica em Montreal, Québec, Canadá.

 

Como chegar no La Ronde?

O aeroporto mais perto do La Ronde é o de Montreal (YUL). A melhor maneira de chegar é de metrô, descendo na estação Jean-Drapeau e pegando a linha de ônibus 767, que deixa em frente ao parque. Também é possível caminhar pelo Parc Jean-Drapeau até o La Ronde, em uma caminhada que dura 30 minutos.

 

Quais são as melhores atrações do La Ronde?

Goliath, Vampire e Le Monstre.

 

Quais são os melhores meses para visitar o La Ronde?

Abril a Junho e Setembro a Outubro.

 

Qual é a melhor ordem para fazer as atrações e brinquedos do La Ronde?

Le Monstre / Goliath / Dragon / Gran Roue / Ednör / Demon / Splash / Aqua Twist / Manitou / Chaos / Boomerang / Vampire / Titan / Orbite / Disco Ronde / Vertigo / Vol Ultime

 

Qual é a melhor dica para o La Ronde?

Deixe um espaço na programação do seu dia para repetir as experiências na Goliath e na Vampire. Ambas as montanhas-russas são excelentes e você merece ter mais de uma volta em cada uma!

 

Que tipos de comida estão disponíveis no La Ronde?

Fast-food estadunidense, mexicano e canadense, como pizza, hambúrguer, cachorro-quente, nachos, tacos, poutine, e frango frito.

 

Quanto custa o La Ronde?

O passaporte custa aproximadamente CAD (dólares canadenses) 38 (R$ 150).

 

Qual é a duração das filas no La Ronde?

RESPOSTA

 

Qual é o site do La Ronde?

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Valleyfair

Comentarios


StormRunner.jpg

SE SENTIU INSPIRADO? VAMOS VIAJAR!