"Onde fica a montanha-russa? Qual é a maior? É da hora?" Perguntas assim são comuns na visita a um parque de diversões, seja ele qual for. Alguns possuem apenas uma, ou duas, três, quatro, podendo chegar até sete ou oito. Afinal, quanto mais melhor. Porém, imagine um lugar com VINTE montanhas-russas. Surreal? E se eu te contar que ele realmente existe?
O Six Flags Magic Mountain é o maior parque temático da rede Six Flags e detém o recorde mundial em número de montanhas-russas. São 17 de grande porte e 3 de porte infantil, dos mais variados tipos, fazendo com que nenhuma montanha-russa tenha sensação semelhante à outra. Além disso, o parque oferece outros brinquedos radicais e familiares, além de uma área infantil gigantesca.
Ao chegar e passar pela revista, os visitantes ficam aglomerados em uma pequena praça que separa as entradas do Magic Mountain e do Hurricane Harbor, parque aquático, a espera da abertura dos portões. Nesse meio tempo, Pernalonga e Patolino ficam tirando foto com os visitantes.
Seu tamanho é imenso, o maior de todos os parques da Califórnia. Além disso, por estar localizado em um terreno montanhoso, o Magic Mountain tem inúmeros desníveis por escadas e rampas, fazendo todo o dia um verdadeiro desafio. Para “completar” a situação, o parque fica bem no meio de um vale com clima desértico, de altas temperaturas e abafado. A ajuda vem de uma lei da Califórnia, que permite o visitante a pedir um copo de água gratuito em qualquer lanchonete ou restaurante. Além disso, o parque colabora para a superação do clima quente e seco com muitas árvores e ventiladores de vapor nas filas.
À esquerda da praça de entrada está a Flash Pass Store, local de comprar o fura-fila, denominado de Flash Pass. Seu funcionamento é um pouco complexo: é dividido entre Regular, Gold e Platinum. É fundamentalmente baseado no sistema de espera virtual, em que o visitante acessa um sistema no celular em que reserva uma atração por vez. Ao chegar o horário marcado, o sistema manda uma notificação, e o visitante pode ir a atração a partir daquele horário. Na opção "Standard", espera-se o tempo da fila normal; na opção "Premium", espera-se o tempo da fila normal reduzido em 50% e na opção "Ultimate" espera-se o tempo da fila normal reduzido em 90%. Pode-se repetir as atrações quantas vezes quiser. O Flashpass é pago, custando de acordo com a opção desejada.
Com o mapa na mão, são tantas montanhas-russas que fica difícil escolher em um primeiro momento, mas é de extrema importância ir direto para a West Coast Racers, localizada no fundo do parque na área The Underground. Essa montanha-russa é dupla em um único circuito, isto é, dois trens percorrem o percurso simultaneamente de modo que "duelem em uma corrida". Devido à esse modo de funcionamento especial, a fila dela demora muito durante todo o dia. Felizmente, a experiência na montanha-russa é FANTÁSTICA e se tornou uma das minhas favoritas no parque.
A The Underground também é casa da Apocalypse, uma montanha-russa de madeira agressiva com um percurso cheio de curvas, quedas íngremes e velocidade máxima de até 80 km/h. A experiência nela varia - tem dias que ela está suave e tem dias que ela está com alto índice de trepidação. Se você for sensível à dores de cabeça em montanhas-russas de madeira, considere não ir na Apocalypse.
Saindo da The Underground, fica o Dive Devil, um simulador de bungee jumping similar ao Hadikali do Hopi Hari; o Jet Stream, um canal-de-troncos/splash com ótimas quedas para fugir do calor; e a montanha-russa Gold Rusher, uma atração familiar que qualquer pessoa pode ir, já que é apenas um passeio pela pequena floresta da montanha do Six Flags Magic Mountain - ela não passa de 56 km/h! Se você estiver na correria para ir em todas as montanhas-russas radicais, não pense duas vezes e pule essas atrações.
Passando a Gold Rusher, chegamos no DC Universe, área do Six Flags Magic Mountain que concentra as atrações do universo da Liga da Justiça. Logo de cara já vemos o Palácio da Justiça despontar nos nossos olhos. Dentro dele, está a atração interativa de tiro-ao-alvo Justice League: Battle for Metropolis. Você precisa ajudar os heróis da Liga a deter o Lex Luthor e o Coringa nas ruas de Metropolis. Eu AMO essa atração e todo parque Six Flags que a tem eu vou, porém, se o seu foco é apenas montanhas-russas, continue a nadar...
Porque logo em seguida está a Riddler's Revenge, a maior montanha-russa em pé do mundo! O Charada preparou uma queda de 44 metros de altura que joga o trem em uma velocidade de absurdos 104 km/h em um percurso em que você fica SEIS vezes de cabeça para baixo - tudo isso completamente em pé no trem! A Riddler's Revenge é uma das melhores montanhas-russas do Six Flags Magic Mountain e uma das minhas favoritas.
Para quem gosta de grandes alturas, o parque instalou no DC Universe o Crazanity, um super-hiper-mega-pêndulo que alcança 51 metros de altura em seu balanço, enquanto o círculo em que as pessoas ficam gira. Essa atração dá o maior frio na barriga que já senti na minha vida, especialmente quando o pêndulo chega ao topo e cai com tudo. A fila do Crazanity pode ser um pouco demorada, então, se ela estiver cheia, considere ir nele um outro momento.
O Homem-Morcego faz os visitantes entrarem no Gotham City Park, recentemente palco de uma violenta batalha contra o crime. Ao chegar na estação, uma réplica da batcaverna, os visitantes entram na Batman: The Ride, uma montanha-russa invertida de 5 inversões. A montanha-russa é muito intensa, e fornece uma ótima adrenalina. Se você for nos últimos bancos, a intensidade fica ainda maior, e você poderá experimentar forças da gravidade positivas (pressão) realmente altas! Perto da Batman, fica também o brinquedo radical TEEN Titans: Turbo Spin, onde você pode experimentar ficar preso somente com a força da gravidade.
A Mulher-Maravilha batizou a mais recente adição ao Six Flags Magic Mountain. A Wonder Woman: Flight of Courage é um clone quase exato da Jersey Devil Coaster do Six Flags Great Adventure, e é a maior montanha-russa de trilho único do mundo em atividade. Após subir 40 metros, o trem viaja por 1 quilomêtro de trilhos de aço ficando três vezes de cabeça para baixo! A experiência nela é muito gostosa e tranquila, não sendo aterrorizante para quem tem medo de montanha-russa e/ou ficar de cabeça para baixo, e quer aos poucos vencer os medos.
Por falar em vencer os medos, quem tem medo de altura e quiser radicalizar de vez, dando uma virada de página excepcional, é só ir na Lex Luthor: Drop of Doom, a segunda maior de torre de queda livre do mundo, com 120 metros de altura (20 metros maior que a Big Tower do Beto Carrero World). Ao chegar lá em cima, você terá poucos segundos para apreciar a bela vista das montanhas da Califórnia até cair em queda livre por mais de 130 km/h! Se você tiver sorte, poderá pegar o momento da torre "duelando" com a montanha-russa Superman: Escape from Krypton.
Entre o DC Universe e a rua principal do Six Flags Magic Mountain fica o Screampunk District, que faz homenagem aos futuros distópicos. Nele, está uma das montanhas-russas mais incríveis que já andei na vida: Twisted Colossus. Ela é uma reinvenção híbrida da clássica Colossus, montanha-russa de madeira que operou desde 1978 até 2014. A transformação foi feita mantendo os suportes de madeira, porém os trilhos foram trocados por puro aço, permitindo a realização de duas inversões.
Falo muito sobre o airtime em algumas montanhas-russas, que normalmente é uma sensação de levitar do banco bem breve, em momentos de quedas com forte gravidade negativa ou inversões em velocidade lenta. Na Twisted Colossus, a situação é diferente. É possível sentir airtime durante 90% do percurso, tornando uma volta na montanha-russa mais do que meramente emocionante: inesquecível.
A Twisted Colossus além de tudo isso, promove uma corrida a partir do momento em que o trem passa para a seção verde. Funciona da seguinte maneira: o trem que está subindo o lift azul é retardado para que não ultrapasse o trem que está subindo o lift verde. Assim, os dois correm pelo circuito, passando por elementos interessantes como a seção de High-Five, em que os trens ficam paralelos um ao outro (girando em 90°) fazendo com que as mãos dos visitantes de cada trem quase se toquem.
Do lado da Twisted Colossus está outra montanha-russa cheia de inversões: a Scream!, um clone espelhado da Medusa do Six Flags Great Adventure. Seus trens são sem piso, igual à Kraken do SeaWorld Orlando. Entretanto, a Scream! é consideravelmente menos intensa que a sua prima da Flórida, tendo um percurso relativamente tranquilo. Você fica sete vezes de cabeça para baixo durante três minutos em uma velocidade máxima de até 101 km/h!
A próxima montanha-russa é anunciada por um letreiro gigante: Goliath, em português, Golias, um guerreiro bíblico de aproximadamente 2,90m. A homenagem feita pelo Six Flags é válida, já que a Goliath possui uma queda de 77 metros de altura e uma velocidade de 137 km/h! Nas minhas duas primeiras visitas, a Goliath estava fechada, porém, na última, finalmente consegui aproveitar seu percurso super intenso, principalmente nas curvas finais. Se você for sensível a mudança na força gravitacional, você irá sentir na Goliath pequenos apagões na visão! Sem dúvidas, uma das melhores do parque.
Em frente à Goliath, ficam dois brinquedos comuns à qualquer parque de diversão: o navio pirata Buccaneer e o chapéu-mexicano old-skool Swashbuckler. Um pouco mais à frente, fica o Bugs Bunny World, área dedicada à turma dos Looney Tunes. São 12 brinquedos infantis, entre eles 3 montanhas-russas, mini torres, pequenos carrosséis e playground. É possível também tirar foto com todos os personagens Looney Tunes, assim como comprar pelúcias e outros souvenires. Vale destacar que o Magic Mountain, por mais que ofereça opções para crianças, não é muito indicado para se passar o dia inteiro com elas. Outros parques como o Knott's Berry Farm (melhor custo/benefício), Disneyland e Legoland (esses dois últimos com preços consideravelmente elevados) cumprem melhor o papel.
Voltando às montanhas-russas, a próxima é a Full Throttle, detentora do recorde de maior loop do mundo. Para passar pelo loop, seu trem é submetido a um lançamento de 112km/h! Dica: o trem, ao passar pelo topo do loop, está em baixíssima velocidade, fazendo o airtime ser MUITO grande. Por ter uma capacidade baixa, sua fila fica grande durante todo o dia, porém, caso você siga a ordem que estamos conduzindo aqui em nosso relato de visita, você deverá estar na Full Throttle no fim da tarde, quando a fila é consideravelmente menor.
À esquerda da Full Throttle está o Magic Mover, funicular que leva ao topo da colina do Magic Mountain, o Samurai Summit. Nela, duas montanhas-russas estão localizadas: Ninja e Superman: Escape from Krypton. Na primeira, todo mundo pode ir: é um delicioso passeio pelas árvores em um trem que balança levemente pros lados ao fazer uma curva.
Já a Superman: Escape from Krypton é a montanha russa mais alta e rápida de toda a Califórnia, sendo seu trem catapultado (de ré ou de frente, você escolhe!) a 160 km/h para subir uma torre de 126 metros de altura e cair. A sensação é que, não só seu coração, mas como todos os seus órgãos, vão sair pela boca - totalmente absurdo! A fila dessa montanha-russa é muito longa a partir das 11:30 até o início fim da tarde, então é imprescindível andar nela fora desse intervalo.
Siga o caminho vermelho a partir da Ninja para descer o Samurai Summit e chegar na Tatsu, a maior montanha-russa voadora do mundo em velocidade, altura e extensão. Prepare-se para ver as belas montanhas ao redor do Magic Mountain enquanto o trem faz seu percurso, desorientador e belo. Seu pretzel loop, o elemento em que fará você ver o céu "deitado", tem 37 metros de altura e promete deixar você sem acreditar no que acabou de fazer. A sensação de liberdade ao voar na Tatsu é inesquecível, e por isso, essa montanha-russa tem um lugar cativo no meu coração.
Em frente à Tatsu, escondida nas árvores, fica a entrada do Roaring Rapids, a primeira corredeira construída no oeste dos Estados Unidos. Apesar dessa atração ser ótima, sua fila costuma ser bastante lenta e com certeza influenciará na sua jornada para ir em todas as montanhas-russas radicais. Caso contrário, não deixe de ir e sair encharcado!
Descendo mais a colina do Six Flags Magic Mountain, chegamos na Viper, uma montanha-russa com sete inversões! Seu percurso parece ser um pouco estranho de fora, mas não se engane: a Viper é muito gostosa de se andar, e a intensidade em cada vez que ela fica de cabeça para baixo é única! Sua fila é praticamente inexistente, podendo ser uma boa opção durante todo o dia.
Dizem que o melhor fica para o final, certo? Foi nessa vibe que me dirigi a montanha-russa mais icônica de todo Six Flags Magic Mountain: X2. Quando inaugurada em 2002, sob o nome de X, causou alvoroço no mundo todo por ser a primeira do tipo alada, isto é, os assentos são paralelos ao trilho! Rapidamente a X se tornou o sonho de todo o apaixonado por montanha-russa, e o Magic Mountain embarcou numa trajetória de sucesso. Em 2008, o Magic Mountain a transformou em X2, adicionando efeitos de fogo e uma trilha sonora intimidadora. “Tinha que ser você...”.
Pegando a montanha-russa quase sem fila no final da tarde, minha emoção ao sentar no carrinho da X2 foi algo tão animador quanto os