top of page

VEJA TODOS OS MEUS
DIÁRIOS DE VIAGEM

Registrei cada passo das minhas viagens em um grande relato - cada viagem tem um nome especial!

Knott's Berry Farm

Atualizado: 18 de set. de 2022

Alguns parques temáticos possuem propostas de especialidade muito claras: montanhas-russas, simuladores de alta tecnologia, animais, dark rides cheios de bonecos animatrônicos, e até os clássicos brinquedos radicais, familiares e infantis. Muitos alcançaram uma trajetória de sucesso, sendo hoje referências no mercado turístico. De forma surpreendente, existe um parque que conseguiu reunir todas essas propostas em um lugar só, que trabalham em perfeita harmonia formando uma identidade única. De uma fazenda de framboesas, evoluiu o melhor parque temático da Califórnia: Knott's Berry Farm.

Idealizado inicialmente como uma fazenda de framboesas por Walter Knott e Cordelia Knott, o parque propriamente dito só foi surgir em 1940, após seus donos comprarem pequenos brinquedos para uma feira da cidade de Buena Park, localizada na região de uma Los Angeles em ascensão. Além dos brinquedos, foi construída a Ghost Town, uma réplica de uma cidade do Velho Oeste. Por volta de 1950, com a adição de brinquedos que replicavam minas, a propriedade de Walter e Cordelia marcava o início da era dos parques temáticos. E, assim como sua vizinha Disneyland, mantém essas atrações em funcionamento até hoje.

A entrada do parque é uma homenagem ao povo indígena californiano, e contém algumas peças originais das tribos que um dia estavam presentes no local. O moinho, é um símbolo que procura manter a familiaridade do Knott's com seu passado agrário, sendo um bom ponto de fotos. Porém, o que realmente impressiona é a montanha-russa invertida Silver Bullet, a mais longa desse tipo na Costa Oeste. Possui 6 inversões, e combina uma boa adrenalina com uma suavidade impecável. Ótima maneira de começar o dia.

Já na Silver Bullet foi possível ver um esquema para guardar pertences igual ao California's Great America. Na estação da montanha-russa, existe um armário onde os passageiros do trem atual podem deixar bonés, celulares, garrafas, etc. No momento em que o trem é despachado, o armário é trancado e o outro armário do trem que está chegando na estação é aberto.

Como de costume, as montanhas-russas possuem os maiores tempos de fila dentro do Knott's. Para turbinar o dia, irei conduzir essa avaliação através de um roteiro que prioriza todas as montanhas-russas antes de qualquer outra atração. É importante lembrar que chegar no horário de abertura do parque é fundamental. Sendo assim, a próxima parada é a Sierra Sidewinder, uma montanha que por fora pode parecer fraca, mas seus carrinhos que giram em torno do seu próprio eixo facilmente desorienta os visitantes em alta velocidade. É muito menos brusca (e mais emocionante) que a Undertow, do Santa Cruz Beach Boardwalk.

Para chegar à próxima parada, a área de Fiesta Village, é preciso passar pelo Camp Snoopy, a área infantil do Knott's que irei descorrer sobre mais para frente. Chegando em Fiesta, a Montezooma's Revenge espera visitantes pata lançar-los à 88,5 km/h através de um loop, voltando à estação de ré. Essa atração é a evolução do modelo da Katapul no Hopi Hari, sendo consideravelmente mais rápida e intensa, além de possuir um maior airtime nos últimos assentos.

A outra montanha da área é a Jaguar!, a qual toda família pode ir de olhos bem abertos. Suas curvas são em baixa velocidade, suas quedas são pequenas e seu percurso não tem nenhum airtime ou forças Gs intensas. Acredito que a atração poderia oferecer um maior nível de adrenalina, mesmo sendo familiar.

A Fiesta Village é uma área que presta homenagem aos povos hispânicos que ajudaram a construir a Califórnia no passado. Durante o dia, apresentações latinas ocorrem em um palco. Inclusive, o cuidado com o ambiente é algo digno dos parques Disney. Tudo muito bem feito para a imersão do visitante ser a maior possível! Nesta área, luzes, música e arquitetura se combinam para formar um ambiente mexicano autêntico.

Tive a sensação de estar em uma cidade do interior ao ter que esperar um trem e uma carruagem atravessarem a passagem da Fiesta Village para a Boardwalk, onde está a montanha-russa de lançamento Xcelerator. Tematizada de acordo com os famosos drive-Ins de carros no passado, a Xcelerator lança seu trem a 132 km/h subindo uma colina de 62m de altura! Em dias claros, é possível ver inclusive a Disneyland e um pedaço do centro financeiro de Los Angeles. A Xcelerator funciona apenas com um trem, tornando uma atração improvável de se repetir pela tarde, já que uma longa fila se forma.

O cuidado do Knott's Berry Farm para não haver uma quebra de temática é refletido até mesmo nos uniformes de cada funcionário, que possuem um de acordo com a atração (ou local) onde trabalham. Na Xcelerator, os funcionários estavam vestidos de frentistas, na Sierra Sidewinder de exploradores, e na CoastRider, de bermuda e camisetas de praia.

A CoastRider é uma montanha-russa familiar com algumas pequenas quedas e curvas bruscas em baixa velocidade. Um dos destaques do Knott's é a disposição das atrações de tal forma que não fica uma concentração de atrações radicais, infantis e familiares em uma única área do parque. Isso ajuda o público a se espalhar pelo parque, contribuindo para menores filas.

Em frente a CoastRider estava a Boomerang, modelo conhecido para quem já foi no Playcenter. A montanha-russa possui 3 inversões, fazendo-as de frente e de ré. Era um pouco mais desconfortável do que a sua irmã do Six Flags Discovery Kingdom, provocando a cabeça chacoalhar durante todo o passeio. A Boomerang foi substituída por uma montanha-russa cheia de inversões e a primeira montanha-russa de mergulho da Califórnia: Hangtime.

A caminhada continua até entrar na Ghost Town, mantida em pé desde da abertura do Knott's. O que mais encanta nessa área é a impressão de que estamos realmente entrando em uma cidade em pleno funcionamento, como se fosse um dia qualquer na vida de seus habitantes. É possível ver ferreiros fazendo ferraduras personalizadas, senhoras na varanda das casas acenando com seus panos, escola de montaria, e churrasco, muito churrasco com barbecue!

Muitos brasileiros já curtiram as inesquecíveis Noites do Terror do Playcenter e curtem hoje a Hora do Horror do Hopi Hari ou a Hora do Terror no Mirabilandia. Todavia, esses eventos são derivados do pioneirismo de Walter Knott ao fazer o primeiro evento de Halloween em um parque temático em 1973. Graças à ele, muitos parques (inclusive os brasileiros!) se inspiraram em fazer o mesmo visto a enorme quantidade de público que esse tipo de evento atraía. Para comemorar e preservar a memória de mais de 40 anos de Knott's Scary Farm (o nome do evento no Knott's), foi feito um museu que mantém em exposições próteses, fantasias e carrega uma linha do tempo.

A primeira montanha-russa da área vindo da Boardwalk é a Pony Express. Cada assento da Pony é um pequeno pônei, em que o visitante fica em posição como se estivesse em uma moto. Ademais, ao contrário das montanhas-russas convencionais, a trava da Pony é nas costas! Caso o ajuste não fique bom, a experiência pode se tornar bastante desconfortável na coluna. Com tudo certo, é hora de ser lançado a 61,2 km/h pela Ghost Town! Infelizmente, a Pony é muito curta, deixando com gostinho de "quero mais". Vale a pena repetir, caso dê tempo.

Para fechar a "corrida do ouro" pelas montanhas-russas, a GhostRider aguarda. Feita de madeira, ela é o tipo de montanha-russa que ou ama, ou odeia. No meu caso, odiei. Apesar dos bons airtimes e da alta velocidade que a GhostRider proporciona, todo o passeio foi extremamente doloroso para as minhas costas e joelhos, de tanto que o trem tremia ao longo do percurso.

Hora de aproveitar todo o resto que o Knott's tem a oferecer! Começando pela Ghost Town, repare em cenários divertidos como o Catawampus, uma espécie de burro feito com troncos de madeira e Árvore da Forca (algum fã de Jogos Vorazes lendo?)! Não resista ao churrasco com barbecue que mencionei acima, e aproveite para almoçar. A comida do Knott's é dividida entre opções de churrasco, como na Ghost Town, fastfood na Boardwalk e latina em Fiesta Village. Tudo de muito boa qualidade!

Em matéria de atração, a Timber Mountain Log Ride carrega nostalgia e muita água! Considerada a mãe da Splash Mountain, a Timber é um passeio por canais de água cheios de bonecos animatrônicos que compõe um ambiente de mina em atividade. Todo o cenário não aparentava sua idade, embora infelizmente, não tivesse uma música tema. A queda no final é muito gostosa!

Para continuar no clima de mineiro, a Calico Mine Ride (primeira atração do parque!) é uma ferrovia que leva à uma fiel reprodução da mina de ouro que no passado ergueu a cidade de Calico, no leste da Califórnia. Hoje, Calico é uma cidade fantasma, cuja proprietário é o próprio Knott's Berry Farm. A Ghost Town nada mais é que a réplica fiel de Calico.

Lembra-se da passagem entre duas áreas interrompida pela carruagem e pelo trem? Não perca a oportunidade de andar em uma antiga carruagem puxada por cavalos no Butterfield Stagecoach. Mais uma vez, a caracterização do Knott's promove um show à parte com os condutores em trajes de época. Enquanto a Stagecoach dá a volta pela Fiesta Village, a Calico Railroad percorre toda a Boardwalk, em um passeio lindo de Maria Fumaça!

Bem em frente à Pony Express está o Calico Rapids, um river rapids com muitos momentos de completo encharcamento. Ao seu lado, está o premiado show Mystery Lodge, que conta a história de um senhor que dedicou sua vida à jornadas pelo Velho Oeste americano. Imperdível!

Entrando na Boardwalk, o Wheeler Dealer Bumper Cars é o tradicional bate-bate, muito grande por sinal. Mas é a próxima atração que capta toda a atenção: Voyage of the Iron Reef, um dark ride 4D de tiro ao alvo envolvendo a estória de salvar o parque do exército e tentáculos da Rainha Kraken, um imenso polvo metálico que... come metal. Durante o brinquedo, é possível ver atrações do passado do parque, promovendo um clima muito interessante. Aliás, o que torna esse brinquedo muito divertido é a facilidade de se marcar pontos, incrementando a disputa entre os visitantes.

A rede americana Johnny Rockets possui um imenso restaurante no Knott's, vendendo produtos clássicos da rede californiana como a batata frita sorridente. Vale ressaltar que os preços da alimentação no parque estão em um bom custo/benefício. Uma boa dica é pedir seu lanche para viagem, somente para se sentar do lado de fora e aproveitar a atmosfera do parque. Uma aventura paga, porém só um pouco radical, é o Screamin' Swing, bem ao lado.

No coração da Boardwalk, luzes se iluminam para deixar o clima semelhante aos parques de Píer, homenagem semelhante à feita pelo Disney California Adventure. Dois brinquedos clássicos da nostálgica época são o Pacific Scrambler e o Surfside Gliders, sendo esse último possível controlar a altura da gôndola. Infelizmente, o Riptide estava parcialmente desmontado.

Existem outras duas formas de ver a belíssima vista que a Xcelerator proporciona. Uma é pelo lado radical, subindo os 95 metros de altura da Supreme Scream! A atração é uma torre de queda livre com aceleração (sua velocidade chega a 72 km/h!), semelhante ao Turbo Drop do Playcenter. Já caso fortes emoções não seja sua praia, a dica é subir na torre de observação Sky Cabin. Outra boa opção para quem gosta de girar, girar, girar é o Wipeout, bem ao lado da Sky Cabin.

Os giros não param nas atrações da Fiesta Village, como o Hat Dance, o chapéu mexicano Waveswinger e o clássico carrossel Merry-Go-Round. Outras atrações de Fiesta para curtir com toda família são barco pirata Dragon Swing e o radical La Revolución.

Não é necessário se esforçar muito para entender o sucesso do Knott's Berry Farm entre a população de Los Angeles e da Califórnia. O parque é o melhor custo/benefício para toda família ter diversão de maneira extrema, independente da idade. Seu ambiente é muito bonito, fazendo o visitante imersar muito bem na proposta temática de cada área, principalmente na Ghost Town e Fiesta Village. Além disso, o parque tem um portfólio de atrações invejável, não merecendo nada menos que as cinco estrelas que conseguiu.


---

Resumão do Knott's Berry Farm:

Alimentação: Fast-food e cozinha americana. Meu lugar favorito para comer é o Johnny Rockets, localizado perto da montanha-russa Hangtime. Entretanto, o parque tem milhões de outras lanchonetes com lanches maravilhosos, especialmente quando envolve barbecue. O restaurante Mrs. Knott's Chicken Dinner Restaurant é uma ótima pedida para os apaixonados por frango.

Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Los Angeles (LAX). Para chegar ao parque, é recomendável ir de carro ou Uber. Existe a possibilidade de ir de transporte público, mas o perrengue é muito grande. Você consegue ver via Google Maps as direções.

Dica campeã: O Knott's Berry Farm é um parque de dia inteiro! São 10 montanhas-russas e muitas outras atrações, então se planeje para ficar pelo mínimo oito horas dentro do parque. Você simplesmente precisa ter a maior parte das experiências!

Filas: tranquilas (-30min) a moderadas (+60min).

Melhores atrações: Hangtime, Silver Bullet e Xcelerator.

Melhores meses para visitar: Maio, Junho e Outubro.

Melhor ordem de brinquedos dentro do parque: Hangtime / Xcelerator / Sol Spin / Montezooma's Revenge / Jaguar! / Sierra Sidewinder / Silver Bullet / GhostRider / ALMOÇO / Calico Rapids / Pony Express / Knott's Bear-y Tales / Timber Mountain Log Ride / CoastRider / SkyCabin / Calico Mine Ride / Butterfield Stagecoach / La Revolución / Hat Dance

Preço: US$ 51,00

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Valleyfair

Comments


StormRunner.jpg

SE SENTIU INSPIRADO? VAMOS VIAJAR!

Conheça nossa agência de viagens!

Na Scream!, você encontra a forma que mais se adequa para você viajar: seja de excursão ou comprando um pacote! Te falei que dá para montar seu próprio pacote e comprar ingressos para os melhores parques espalhados pelo mundo? Ah, tem mais! Dá para você ter seu próprio roteiro personalizado!

bottom of page