top of page

2015 California Dreams Tour

San Francisco | Los Angeles | San Diego

7 de jul. de 2015

Mochilão pelos parques temáticos da Califórnia em 14 dias

Confesso que desde criança eu era fascinado por parques. Talvez eu já tenha nascido destinado a amar esse mundo quando entrei pela primeira vez pelos portões do Parque da Mônica no Rio de Janeiro. Realmente não sei. O que eu sei é que essa paixão foi expandida de forma tão grande para mim na infância que até nos jogos que eu jogava no computador se refletia. Foi instantâneo cair de amores por Rollercoaster Tycoon 2 e os parques Six Flags que vinham para gente "visitar". Eu vi aquele "Montanha Mágica Six Flags" e falava para mim mesmo: "Um dia quero ir nesse lugar!"


Six Flags Magic Mountain no RCT2, minha inspiração da viagem
Six Flags Magic Mountain no RCT2, minha inspiração da viagem

Procurava em todo lugar alguma agência de turismo com excursão para Califórnia e nenhuma me agradava. Afinal, eu queria ir em todos os parques. Todos. De San Francisco a San Diego. Não queria só Los Angeles. Percebi que ninguém ia facilitar minha vida, então resolvi (com aval da minha mãe e da minha avó) encarar meu primeiro mochilão sozinho aos 21 anos. Para saber como eu fiz todo meu planejamento de viagem internacional, incluindo dicas para tirar o visto, veja o meu guia!

Eu não tinha a mínima ideia do que eu estava fazendo ou ia fazer.



O planejamento foi suado! A ideia surgiu em 2012 e foi concretizada somente no início de 2015. Nesses anos (dólar ainda tava baixo, que saudades!), juntei todos os centavos que me permitia comprar a passagem Rio de Janeiro-São Francisco e San Diego-Rio de Janeiro. Comprei via Google Voos (você não paga taxas adicionais como em Decolar, Submarino Viagens, Skyscanner). Depois vieram os hotéis, ingressos e transporte.


Antes de viajar, eu havia escolhido a Greyhound, a mais abrangente empresa de ônibus dos EUA para fazer o deslocamento entre as cidades. Viajar de Greyhound não é muito diferente do que viajar de ônibus pelo Brasil, mas prepara-se para ver o lado dos EUA que quase ninguém fala sobre: pessoas mais humildes, que não possuem dinheiro para comprar carro. Pode haver algumas figuras estranhas no ônibus, mas é só evitar contato olho-a-olho.



Em 2015, eu tinha 21 anos e não sabia dirigir (agora eu sei!). Assim, era impossível alugar um carro, e mesmo, se eu soubesse dirigir, as locadoras dos Estados Unidos e Canadá cobram uma taxa aos menores de 25 anos que alugam carro. Não me deixei abalar por isso, e venho de vez desmistificar que não dirigir é um impedimento para viajar por alguns parques dos EUA.


Viajar de San Francisco para Los Angeles na Pacific Highway é um sonho! No caminho, você entra em contato com a natureza exuberante da Califórnia. Para a compra dos ingressos, eu comprei todos à vista (em dólar) via cartão de crédito pelo site de cada parque. Entretanto, hoje é possível encontrar em agências de viagens os ingressos dos parques de Los Angeles com a opção de parcelamento. Comprar os ingressos com antecedência é garantia de pegar preços promocionais! Quando finalmente pousei em San Francisco, foi surreal. Não fazia ideia do que eu estava fazendo me metendo em uma cidade completamente diferente da minha. Ainda mais do outro lado do mundo!


Parte I: São Francisco


Como eu era um recém-mochileiro, reservei hotéis nas três cidades (poderia ter economizado muito mais se eu tivesse reservado hostel). Em San Francisco, fiquei perto da Union Square, praça central da cidade com um monte de lojas nobres. Me lembro que a primeira coisa que fiz ao sair do hotel foi entrar numa Macy's gigante e subir ao topo para comer um cheesecake delicioso da Cheesecake Factory.

A primeira coisa que me chocou foi a quantidade de população na rua. A Califórnia é o destino de muitos que tentam melhorar sua vida e não conseguem, infelizmente. Logo percebi e descobri que é perigoso andar à noite sozinho nas cidades grandes da Califórnia, e que se você não tomar cuidado poderá ser abordado.

San Francisco é uma cidade em que me apaixonei instantaneamente. Extremamente multicultural, seus habitantes parecem todos estarem cuidando de suas vidas sem julgar o próximo, gostam de mostrar um sorriso, e são super simpáticos para conversar! Foi ali que fiz meus primeiros amigos sanfranciscanos.

Me locomovia em San Francisco de Uber (era novidade, tinha acabado de lançar!), transporte público ou pelo charmoso Cable Car que atravessa algumas ruas do centro. O ponto da cidade que mais amei a região do Embarcadero (zona portuária) com as focas pertinho do parapeito e o maravilhoso Píer 39, região de lojas locais, como os chocolates da Ghirardelli e até um Hard Rock Café.

Não precisou muito para eu ficar apaixonado pelo resto da cidade. Visitei O bairro sul-coreano, bairro LGBTQIA+, bairro russo, bairro árabe, bairro cigano... Uma ampla gama de pessoas diferentes convivendo em harmonia! Essa mesma harmonia eu senti durante o jogo de baseball dos San Francisco Giants. Me senti completamente acolhido, inclusive contagiado pelo clima tranquilo que acompanham os eventos esportivos da cidade. Foi na hora, a paixão bateu: os times de San Francisco estão no meu coração!

Confesso que não fui em Alcatraz por não curtir muito esse tipo de passeio, mas amei ter passado no Palace of Fine Arts para admirar a arquitetura, assim como nas Painted Ladies. Maior parque da cidade, o Golden Gate Park é imenso e tem museus interessantes lá dentro. Por falar em Golden Gate, fiquei impressionado com a ponte e não podia ter escolhido lugar melhor para tirar foto com a bandeira do lugar que já tinha sido tornado meu favorito no mundo todo.


Golden Gate
Alcatraz

Painted Ladies
Embarcadero
Estádio de baseball

"Tá! Mas aonde estão os parques de San Francisco?" RÁ! San Francisco na verdade é uma cidade pequena, bem pequena, mas a região em que está inserida ("A Baía" é muito importante economicamente e bastante populosa! Ao redor da cidade, você encontra dois parques: Six Flags Discovery Kingdom em Vallejo e California's Great America em Santa Clara, no Vale do Silício. Inclusive, vale ressaltar as visitas muito legais que tive no Campus da Google em Mountain View e na Universidade de Stanford.




Sendo meus primeiros parques fora do que eu havia visto em Orlando quando adolescente, eu amei ver as diferenças de foco que fazem cada parque ser especial. Tive momentos mágicos nos dois e não precisei de um milhão de fogos e nem uma trilha sonora envolvente!O próximo parque da região de San Francisco fica um pouco mais afastado, na cidade de Santa Cruz. Dá para chegar lá de Greyhound (o que eu fiz) ou de carro (facilmente). O Santa Cruz Beach Boardwalk foi uma linda surpresa para mim. O parque me fez apaixonar pelo clima de parque à beira-mar rapidamente e estava encantado com as luzes e tanto colorido!


Cena do chapéu mexicano no Santa Cruz Beach Boardwalk

Santa Cruz também foi uma cidade que me cantou. A vibe jovem da cidade, terra do skate e do surf, me deixou com vontade de ficar mais tempo nela. Mas tinha que seguir viagem em direção à Los Angeles. Passei por Monterey e Carmel-by-the-Sea, indo de ônibus até San Luís Obispo, onde dormi uma noite. No dia seguinte, peguei novo ônibus em direção a Los Angeles pela Pacific Highway, onde pude ver paisagens inesquecíveis! Sério, é muito lindo!


O Cipreste Triste
Pacific Point Preserve - são focas!

Parte II: Los Angeles


Antes mesmo de chegar a capital do entretenimento, parei em Malibu, onde pude comprovar que era terra de surfista mesmo! Fiquei pouco tempo no píer, mas era o suficiente para os surfistas me convidarem para experimentar um pouco da prancha. Meu medo não deixou, mas achei um máximo essa aproximação. Confesso que morri de medo no primeiro momento, mas acho que me viram sozinho lá e quiseram que eu me enturmasse! KKKKKK

 

Depois de Malibu, direto para Santa Mônica, dona de uma paisagens mais famosas de Los Angeles, grande parte pela existência do Pacific Park em cima do píer. Tive que comer o almoço dentro do Bubba Gump correndo porque não aguentava de ansiedade para ir nos brinquedos, especialmente a Westcoaster.


A última praia do dia foi Venice, completamente diferente das outras duas. Se uma era dominada pelo surf e a outra pela fama, Venice era dominada por todos. Diversas manifestações culturais ocorriam em Venice, especialmente de jovens artistas. Foi lá que me banhei pela primeira vez no Pacífico. Águas geladas! Ah, sabe o por quê do nome Venice? As casas estão localizadas em vias de canal, assim como na cidade italiana!


Malibu
Santa Monica Pier
Casas de Venice
Venice Beach

Os dias seguintes foram parque atrás de parque. Me esqueci fácil que Los Angeles tinha pontos turísticos voltados para a indústria do cinema e fiz os 5 dias na cidade só de montanha-russa! Até parece que fiquei triste né? HAHAHAHAHAH (Confesso que em 2018, quando eu voltei a Califórnia, visitei os estúdios Warner e Paramount, o Observatório Griffith e a Hollywood Boulevard, mas isso é assunto para outro dia). O primeiro parque, para ser bem tradicional, foi a Disneyland, que estava comemorando seus 60 anos! Tudo estava decorado... Lindo demais!


O segundo mudei da água para o vinho... Da magia para a completa adrenalina! As montanhas-russas do Six Flags Magic Mountain me deixaram completamente em êxtase! Incrível como nenhum parque de Orlando consegue combater em matéria de qualidade de montanhas-russas o Six Flags Magic Mountain, assim como a Califórnia inteira! Mais um ponto do porquê fiquei apaixonado tão rápido! Outra coisa importante: por mais que fosse tentador, evitei fazer 2 dias de Six Flags Magic Mountain porque eu queria aproveitar o máximo da Califórnia nessa viagem. Com o Flash Pass Platinum, consegui ir em todas as montanhas-russas, diversas vezes, e me diverti bastante. O custo dele foi significantemente mais barato do que eu fosse fazer mais 1 dia de parque. 



Mas mal sabia eu que o meu parque favorito ainda viria... O Disney California Adventure abrigava a área do meu filme favorito, Carros, e ainda me fez chorar de cima a baixo com o World of Color. Nunca havia visto um parque da Disney com um portfólio de atrações tão diversificado para todas as faixas etárias! Até hoje o California Adventure é meu parque favorito!


Para não dizer que não vi nada de cinema nessa viagem, fui no Universal Studios Hollywood. Tomei um choque pelo parque ser consideravelmente menor que seu irmão de Orlando. Mas preciso confessar que o Studio Tour foi muito muito legal! Incrível saber os locais reais de gravação de filmes famosos! Nessa noite, admito que fiz umas compras no The Outlets at Orange, perto do hotel que estava hospedado em Anaheim. Lá tem muitas lojas bacanas e conhecidas!


O último parque de Los Angeles foi o Knott's Berry Farm, primeiro parque temático do mundo. Simplesmente incrível! O Knott's tinha ares de um Playcenter gigante e tematizado, e tudo funcionava muito bem! As montanhas-russas não tinha uma única que fosse ruim, e todas eram dos mais variados tipos! Ainda pude ver toda turma do Snoopy!



Parte III: San Diego

A partida para San Diego veio logo em seguida! A cidade de San Diego é como se fosse uma mistura de San Francisco e Los Angeles: muita cultura (especialmente mexicana) e prédios altos em um centro super apertado! Dava para perceber também forte presença do surf, principalmente na praia de Mission Beach, lugar do Belmont Park, um dos parques de diversões mais antigos dos Estados Unidos!


Pertinho dele também está o SeaWorld San Diego, primeiro da rede a ser construído. O parque era um grande aquário, mas agora está mudando seu foco e trazendo montanhas-russas animais, valendo muito a pena visita! Para ver bichinhos, o San Diego Zoo cumpre muito bem o papel! Fiquei extasiado em ver ursos polares e pandas-gigantes!




No último dia fui no Las Americas Premium Outlets, que fica na fronteira com o México, e tem lojas muito bacanas como Adidas, Aeropostale, Armani, Banana Republic, Billabong, GAP, GUESS, Hugo Boss, Kipling, Lacoste, Puma, Ralph Lauren, Vans... É muita marca! Logo depois, dei uma conferida na Legoland California, um parque de diversões gigante na estrada em direção à Los Angeles. As crianças até 14 anos amam!



Ao fim de 14 dias no estado americano mais lindo, eu estava completamente apaixonado! A Califórnia ficou para sempre no meu coração como meu lugar mais favorito do mundo, eternizado no meu corpo com uma tatuagem do urso símbolo do estado estilizada com o céu de Los Angeles e as colinas de San Francisco e em uma bandeira pendurada no meu quarto. Queria ir todo ano, de verdade!



Quanto custa viajar para a Califórnia?

Data: Julho de 2015

Dólar: R$ 3,15

Período: 16 dias

Número de pessoas: 1


Custos:

1) Deslocamentos

Passagem aérea Rio de Janeiro-San Francisco/San Diego-Rio de Janeiro: R$ 4.500

Comprado com 6 meses de antecedência

Companhia aérea: American Airlines 


Greyhound San Francisco-Los Angeles: R$ 200

Média de deslocamento por trecho via Uber: R$ 120


2) Hospedagem

3 noites em San Francisco no Hilton by Union Square: USD 590 / R$ 1.860

1 noite em San Luis Obispo no Embassy Suites by Hilton San Luis Obispo:  USD 190 / R$ 601

6 noites em Los Angeles no Doubletree Suites Anaheim: USD 1.073 / R$ 3.380

3 noites em San Diego no Doubletree Suites Hotel Circle: USD 445 / R$ 1.400


3) Ingressos

California's Great America: USD 40 / R$ 125

Six Flags Discovery Kingdom: USD 45 / R$ 14

0Santa Cruz Beach Boardwalk: USD 55 / R$ 175

Disneyland + Disney California Adventure: USD 180 / R$ 570

Knott's Berry Farm: USD 55 / R$ 175

Six Flags Magic Mountain: USD 70 / R$ 220

Universal Studios Hollywood: USD 95 / R$ 300

SeaWorld San Diego: USD 60 / R$ 190

San Diego Zoo: USD 55 / R$ 175

Legoland California: USD 75 / R$ 240

Belmont Park: USD 50 / R$ 160


4) Diversos

Alimentação: USD 500 / R$ 1.580

Compras: USD 500 / R$ 1.580

TOTAL (por pessoa): R$ 14.411 (custos 1 à 3) + R$ 3.160 (custo 4) = R$ 17.571,00


Roteiro:

1) Chegada em San Francisco / City tour pela cidade

2) Vale do Silício / California's Great America

3) Six Flags Discovery Kingdom

4) Santa Cruz Beach Boardwalk / San Luis Obispo

5) San Luis Obispo / Malibu / Santa Monica / Venice Beach

6) Disneyland

7) Six Flags Magic Mountain

8) Disney California Adventure

9) Universal Studios Hollywood

10) Knott's Berry Farm

11) San Diego / City tour pela cidade

12) Legoland California / San Diego Zoo

13) SeaWorld San Diego / Belmont Park

14) Retorno ao Brasil



"Você pode viajar o mundo, mas nada se compara à costa dourada"

Katy Perry

bottom of page